Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Engajamento depende da confiança nos líderes e das oportunidades de desenvolvimento

E mais: segundo pesquisa da Flash, a maioria dos profissionais (51%) estão desmotivados e pensam em pedir demissão dos seus empregos.

Por Redação
Atualizado em 22 dez 2024, 15h58 - Publicado em 22 dez 2024, 15h30
Imagem de Pirâmide invertida de recorte encontrada equilibrando-se em um único homem recortado.
 (Dimitri Otis/Getty Images)
Continua após publicidade

A confiança na liderança e as oportunidades de crescimento profissional são os fatores que mais impactam o engajamento dos trabalhadores nas empresas, de acordo com os resultados da Engaja S/A, pesquisa realizada pela Flash em parceria com a FGV e o Talenses Group.

O levantamento mostrou que 54% das pessoas avaliam positivamente a confiança que sentem em seu gestor. Enquanto isso, 52% avaliam positivamente as oportunidades de desenvolvimento que seu emprego oferece. Os índices aumentaram cinco e seis pontos percentuais, respectivamente, em relação a 2023.

A pesquisa também identificou uma discrepância entre as opiniões de gestores e colaboradores. 79% dos executivos avaliam positivamente a confiança que sentem em seus líderes, por exemplo, enquanto só 44% dos colaboradores (que não ocupam nenhum cargo de gerência) compartilham dessa visão. E 74% dos executivos avaliam positivamente as oportunidades de crescimento em suas empresas versus 42% dos colaboradores.

 

Segundo a Engaja S/A, a maioria dos profissionais (51%) estão desmotivados e pensam em pedir demissão dos seus empregos. Apenas 9,78% dos entrevistados afirmam que estão motivados – e que gostam do seu local de trabalho.

A pesquisa revela ainda que trabalhadores do Nordeste (49%) e do Norte (47%) são os mais motivados, enquanto a região Sul (40%) está abaixo da média nacional. “[Por isso,] é fundamental que as empresas olhem para as necessidades individuais de cada região e ofereçam políticas e práticas personalizadas, que façam sentido para seus colaboradores”, afirma Isadora Gabriel, CHRO da Flash.

Continua após a publicidade

Segundo o levantamento, os benefícios mais desejados pelos colaboradores são: folga no aniversário, Programa de Participação no Lucros e Resultados (PLR) e short friday. Mas Isadora alerta: “O engajamento não se constrói apenas com benefícios, mas também com propósito, inclusão e um ambiente de trabalho equilibrado.”

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.