Quatro usos potenciais para o marketplace de talentos internos
O ITM é uma ferramenta poderosa para a gestão de talentos – e está se firmando como um excelente aliado para o RH. Entenda o que essa plataforma pode fazer.

Dados da Gartner, empresa de benchmarking global de capital humano, mostram que 41% dos líderes de RH planejam priorizar a utilização da inteligência artificial generativa para coletar dados de habilidades, enquanto 18% pretendem alavancar a IA para desenvolver planos de desenvolvimento de carreira personalizados. Para isso, agora podem contar com uma ferramenta que torna tudo mais fácil: o marketplace de talentos internos (ITM, na sigla em inglês).
O ITM é uma plataforma que usa tecnologias como inteligência artificial, machine learning e big data para cruzar informações e encontrar candidatos mais alinhados às necessidades da empresa. E dentro da própria organização.
Por que o ITM pode ajudar
O aumento do uso de inteligência artificial em recursos humanos torna essa ferramenta uma grande aliada dos executivos da área. Veja as evidências.
- 71% dos funcionários de RH concordam que a tecnologia dá suporte a uma grande parte do trabalho que eles fazem.
- 40% dos gestores contam com a IA para ajudá-los a encontrar possíveis candidatos internos para determinados cargos.
- 46% dos gerentes confiam na IA para identificar quais serão as habilidades da força de trabalho necessárias no futuro.
- 51% deles usam IA para sugerir conteúdo de aprendizagem aos membros da equipe.
Uso no presente e no futuro
Estas são as quatro principais aplicações atuais e que estão surgindo para o marketplace de talentos internos.
- Planejamento estratégico da força de trabalho;
- Plano de sucessão;
- Treinamento e desenvolvimento;
- Mobilidade interna e direcionamento de carreira.
1. Planejamento estratégico
De acordo com a Pesquisa de Talentos do Conselho de Administração da Gartner, de 2023, 61% dos conselhos de administração classificam o planejamento da força de trabalho como uma questão muito/extremamente importante. No entanto, prever habilidades futuras tem seus desafios, especialmente em ambientes de mudanças frequentes.
Nesse contexto, os ITMs podem oferecer insights baseados em dados sobre a disponibilidade de habilidades. Veja como eles devem ajudar:
- Tomada de decisão. O RH pode contar com os recursos analíticos integrados ao ITM para habilitar processos de decisão orientados por dados.
- Previsão de habilidades. O ITM é capaz de conduzir análises de lacunas de skills e informar iniciativas estratégicas de desenvolvimento de talentos.
- Análise de oferta e demanda de talentos. Com a tecnologia, é possível criar estratégias otimizadas de alocação de recursos com base em insights em tempo real.
2. Sucessão
Segundo pesquisa da Gartner, só 29% dos líderes de gestão de pessoas estão confiantes de que têm executivos em ascensão que podem atender às necessidades futuras da organização.
ITMs podem descobrir listas de sucessão com base nas habilidades e experiências dos funcionários em toda a empresa, garantindo a continuidade da liderança.
- Avaliação objetiva de talentos. O ITM tem a capacidade de conectar processos modernos de identificação de perfis de talentos com avaliações e metodologias tradicionais.
- Listas de sucessores. O executivo de RH pode criar listas de potenciais sucessores e pools de talentos, complementadas por sugestões de algoritmos ou orientadas por IA.
3. Na hora de treinar a equipe
A pesquisa da Gartner indica que 54% dos líderes de RH sentem que as tecnologias que têm à disposição não os capacita a atender às necessidades de aprendizagem na empresa.
Mas os ITMs podem ajudar a facilitar experiências de educação corporativa personalizadas. Fazem isso com mapeamento de competências e caminhos selecionados de aprendizagem. Veja a seguir.
- Visibilidade em iniciativas de T&D. O ITM pode ajudar os funcionários a conectar suas metas de desenvolvimento com programas capazes, seguramente, de alcançá-las.
- Mais habilidades. Ao se alinharem com uma plataforma de experiência de aprendizagem, os funcionários podem aprimorar suas habilidades e também aplicá-las efetivamente em projetos, tarefas e eventos.
- Aprendizagem baseada em evidências. É possível implementar módulos de aprendizagem baseados em competências dentro do ITM, integrando sistemas destinados a essa gestão com mapeamento abrangente de habilidades.
4. Mobilidade dentro de casa
23% dos funcionários sentem que a organização poderia aumentar seu engajamento ajudando-os no acesso a oportunidades de crescimento, como projetos ou migrando-os para outras áreas. Aproveitando os recursos de matchmaking dos ITMs, as empresas podem facilitar as rotações de trabalho e atribuições de projetos condizentes com as habilidades de cada um. Veja como…
- Progressão de carreira transparente. Com o ITM, é possível dar aos funcionários visibilidade clara sobre potenciais caminhos de carreira e rotas de avanço.
- Correspondência de habilidades. O RH pode combinar com os funcionários a respeito de oportunidades internas adequadas dentro do ITM, com base em suas habilidades e interesses.
- Job rotation. O ITM facilita a mobilidade interna dos profissionais, assim como estimula projetos multifuncionais.
Este texto faz parte da edição 95 (dezembro e janeiro) da Você RH, que chegará às bancas na próxima sexta (6). Acompanhe nosso site e nossas redes sociais para não perder o lançamento.