Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Romance no escritório: 57% preferem deixar o emprego em vez de terminar a relação

Segundo levantamento da Zety, oito em cada dez pessoas já se envolveu com colegas de trabalho – a maioria, mais de uma vez.

Por Luisa Costa
Atualizado em 25 fev 2025, 18h49 - Publicado em 25 fev 2025, 18h45
Imagem de um teclado com uma forma de coração pequeno.
 (sqback/Getty Images)
Continua após publicidade

Pintou romance no escritório, e as regras da empresa não permitem que um relacionamento entre funcionários se desenrole. O que fazer? 57% das pessoas preferem ir à procura de outro emprego do que perder o amor de vista, segundo um estudo da plataforma de carreira Zety.

De acordo com o levantamento, que entrevistou mais de mil profissionais, oito em cada dez pessoas já se envolveram com um colega de trabalho – seja em um relacionamento duradouro, em encontros casuais ou em uma relação sexual. Mais da metade (56%) afirma que isso já aconteceu duas vezes ou mais.

41% dos profissionais afirmam que já se envolveram com um superior direto, enquanto 39% dizem que se relacionaram com um subordinado direto.

Apesar da paixão no trabalho ser tão comum, a maioria (91%) dos entrevistados acredita que os empregadores deveriam proibir romances entre colegas, assim como relações entre superiores e subordinados (89%).

88% dos profissionais acreditam que os relacionamentos entre colegas de trabalho deveriam ser sempre comunicados ao RH, mas só 40% dos que se relacionaram com pessoas do mesmo escritório afirmam que tomaram essa atitude.

Continua após a publicidade

Todos os especialistas entrevistados para a reportagem “Paixão onde se ganha o pão”, publicada em janeiro de 2024, concordam que é impossível evitar romances no trabalho. Mas o RH deve, sim, estabelecer limites e saber lidar com a promoção de uma das partes – ou com a separação dos casais.

É fundamental, por exemplo, criar regras claras sobre como os namorados devem agir no ambiente de trabalho, determinando limites, mas também respeitando a privacidade dos profissionais. Clique aqui e confira nossas dicas na matéria completa.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.