Assine VOCÊ RH por R$2,00/semana
Continua após publicidade

8 práticas da felicidade corporativa

Ações simples e muitas vezes gratuitas aumentam o bem-estar das pessoas no trabalho. Saiba quais

Por Marcella Centofanti
Atualizado em 27 jan 2023, 10h36 - Publicado em 12 abr 2022, 06h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • M

    uitas empresas ainda têm a crença de que a felicidade é a recompensa do resultado. Na última década, no entanto, pesquisas têm mostrado que a ordem da equação é inversa. Se priorizarmos nossa saúde e bem-estar, teremos consequentemente um alto desempenho profissional.

    Publicidade

    De acordo com um estudo da Gallup, empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais. Já uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

    Publicidade

    Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness at Work, lista oito práticas simples que são capazes de aumentar o bem-estar dos funcionários:

    Continua após a publicidade

    1. Descobrir os pontos fortes

    Publicidade

    As pessoas são mais felizes quando se sentem desafiadas e se dedicam a algo que amam fazer. Para isso, é fundamental que sejam estimuladas a ver em si o que têm de melhor

    2. Redesenhar o trabalho

    Publicidade

    É possível adequar as atividades e as interações usando nossas forças. Dessa forma, mudamos o significado do trabalho e atuamos com um sentimento maior de realização e propósito

    Continua após a publicidade

    3. Celebrar conquistas

    Publicidade

    As boas notícias não precisam ser comemoradas somente no fim do ano. Festejar pequenas metas alcançadas aumenta a motivação e traz mais senso de desafio e realização

    4. Investir em desenvolvimento

    Publicidade

    As pessoas se sentem mais realizadas quando percebem que estão aprendendo e evoluindo. Mas não adianta só realizar treinamentos para melhorar habilidades técnicas ou necessárias apenas para a realização das funções atuais — é preciso preparar os profissionais para desafios futuros

    Continua após a publicidade

    5. Reconhecer e valorizar

    Funcionários são muito cobrados pelos resultados, mas nem sempre reconhecidos por suas qualidades, inclusive comportamentais

    6. Apostar na segurança psicológica

    Práticas diárias da liderança podem criar um ambiente seguro para as pessoas se expressarem sem medo

    Continua após a publicidade

    7. Aumentar a empatia

    Com tantos desafios pessoais, os indivíduos podem encontrar no trabalho um local seguro para o acolhimento

    8. Flexibilidade e autonomia

    Permitir a harmonia entre vida profissional e pessoal é fundamental

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Este trecho faz parte de uma reportagem da edição 79 (abril/maio) de VOCÊ RH.

    Clique aqui para se tornar nosso assinante

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.