Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Imagem Blog

Isis Borge

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Executive Director Talenses & Managing Partner Talenses Group
Continua após publicidade

Outubro Rosa: sororidade em prol do autocuidado

No ambiente de trabalho, encoraje as mulheres da equipe a fazer exames de prevenção ao câncer de mama. Fale com elas. Seu incentivo pode salvar uma vida.

Por Isis Boge, colunista da Você RH
25 out 2024, 16h20
Imagem de um estetoscópio rosa e fita de conscientização do câncer de mama rosa no fundo rosa.
 (MicroStockHub/Getty Images)
Continua após publicidade

Estamos no mês de uma das campanhas mais importantes para a saúde feminina: o Outubro Rosa. É um período de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o tipo mais comum em mulheres do Brasil e do mundo, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Vejo com bons olhos organizações, entidades e órgãos que, nesse período, promovem campanhas de marketing, rodas de conversa e eventos de conscientização em torno do tema. Mas eu gostaria de propor uma reflexão específica nesse artigo: a importância da sororidade em prol do autocuidado e do incentivo para que outras mulheres cuidem de si mesmas.

Mais do que um termo em alta, a sororidade se refere à solidariedade e ao apoio mútuo entre mulheres. É a criação de um ambiente de empatia e colaboração em que nos sentimos mais confortáveis para compartilharmos informações, experiências, cuidados, vulnerabilidades, receios e conquistas. Quando falamos de saúde, especialmente no contexto do Outubro Rosa, essa conexão ganha ainda mais relevância.

É fundamental nos mantermos atentas para lembrar a nós mesmas e aquelas que estiverem ao nosso redor que o autocuidado vai além de rituais de beleza, de relaxamento ou de fazer mais daquilo que nos faz bem. É um ato de amor-próprio e responsabilidade com a nossa saúde física, mental e emocional. Diz respeito, inclusive, a nos policiarmos para não negligenciar os sinais do nosso corpo, a visita ao médico, a realização de um exame ou a ida à academia.

Continua após a publicidade

Quando agendar seus exames de prevenção, incentive e encoraje as mulheres que estão ao redor a fazer o mesmo. Acredito que fazer parte de uma rede feminina que se cuida vai além de se dispor a falar sobre a doença. É incentivar, cobrar com carinho e se certificar de que aquelas que estão ao nosso redor estão bem. Pequenos gestos como esses podem fazer uma enorme diferença.

Muitas vezes, é o lembrete de uma colega de trabalho que faz com que outra, finalmente, tome a atitude que estava adiando. Em grupos de amigas, nas famílias ou no ambiente corporativo, a simples pergunta “como estão seus exames de rotina?” pode se transformar em uma onda de prevenção e cuidado. Isso também é sororidade em ação!

Você não está sozinha

Durante o Outubro Rosa, a conexão entre mulheres se torna ainda mais forte. É quando somos lembradas de que não estamos sozinhas nessa jornada de prevenção. O compartilhamento de experiências de quem passou ou está passando pelo tratamento do câncer de mama também tem um valor imenso para quem busca a cura ou está adiando um exame.

Sempre ouço que o diagnóstico precoce do câncer de mama é um fator que pode mudar completamente o rumo de uma vida. Quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de cura e de tratamentos menos invasivos. Daí vem a importância de falarmos sobre o assunto abertamente, sem medo ou vergonha, quebrando tabus e encorajando umas às outras a cuidar da própria saúde.

Continua após a publicidade

Aqui, vale um lembrete: o autocuidado feminino não deve se limitar ao mês de outubro. Ele precisa ser uma prática diária e constante, com visitas regulares ao médico, atividades físicas, alimentação adequada, cuidado com o bem-estar mental e atenção às sobrecargas no dia a dia da vida pessoal e profissional. Isso é importante não só para o nosso bem, mas para inspirar gerações de mulheres mais novas que estão ao nosso redor.

União que transforma vidas

Encerro esse artigo com um convite: se você ainda não realizou seus exames de rotina, agende-os. Converse com suas amigas, mulheres da sua família e colegas de trabalho sobre a importância da prevenção. Participe de eventos que promovem a conscientização, compartilhe informações e apoie campanhas que incentivam o autocuidado. E, acima de tudo, lembre-se: você não está sozinha.

A sororidade nos fortalece, nos empodera e nos ajuda a enfrentar os desafios com mais leveza e confiança. Quando cuidamos umas das outras, estamos, na verdade, cuidando de nós mesmas. O autocuidado é uma forma de amor e a sororidade é o laço que nos une nessa jornada de prevenção e cura. Juntas, somos mais fortes, mais conscientes e mais saudáveis.

Neste Outubro Rosa, vamos abraçar essa causa com o coração aberto e a certeza de que, unidas, podemos transformar a nossa realidade e inspirar todas ao nosso redor a fazerem o mesmo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.