Seis filmes e séries com lições para quem quer ser líder
Gabriel Leite, cofundador da Feedz, e Rachel Maia, autora do livro Meu caminho até a cadeira número 1, ajudaram na seleção de obras inspiradoras
ais do que chefiar, um verdadeiro líder deve ser exemplo, engajando todo o time — e, nessa jornada, buscar inspiração na vida real e na arte torna tudo mais leve. Para ajudar nessa tarefa, selecionamos, em conjunto com Gabriel Leite, cofundador da plataforma de engajamento Feedz, e Rachel Maia, autora do livro Meu Caminho Até A Cadeira Número 1, filmes e séries que trazem exemplos de lideranças que inspiram. Confira a lista:
Capitão Phillips
O filme de suspense de 2013 é estrelado por Tom Hanks, que dá vida ao capitão Richard Phillips. Ele lidera o navio cargueiro MV Maersk Alabama, nos Estados Unidos, e é feito refém, junto com sua tripulação, por piratas somalis. O filme traz uma visão objetiva sobre como lidar com situações adversas.
“Já ouviu falar que quando estamos muito estressados ou assustados, acabamos ficando ‘cegos’? Pois bem, Capitão Phillips é o exemplo ideal de como liderar sua equipe e manter sua postura, independentemente de como está o seu barco, à margem, naufragando ou seguindo sua rota normalmente. O equilíbrio emocional de um líder rege todo o seu time e isso é uma das lições mais importantes para conseguirmos produzir uma excelente gestão de pessoas”, afirma Gabriel.
Disponível na Netflix — clique aqui.
Bravoz Ubuntu
O curta de 20 minutos, lançado em 2021, foi inspirado na filosofia africana ubuntu, sobre coletividade e solidariedade. na trama, a protagonista, interpretada pela atriz brasileira Jeniffer Nascimento, busca por uma carreira de sucesso como cantora.
De acordo com os ensinamentos da tribo Ubuntu, ninguém é capaz de viver isoladamente, e a sociedade é sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade. A filosofia africana exalta, sobretudo, a coletividade e a importância da aliança entre as pessoas, diz Rachel Maia.
Disponível gratuitamente no YouTube — clique aqui.
Um Dia Lindo Na Vizinhança
O drama de 2019 mostra a história de Junod, um jornalista investigativo que recebe a tarefa de entrevistar Mr. Rogers, criador de um programa infantil muito popular nos anos 1960 nos Estados Unidos. Durante as várias conversas para a matéria, o jornalista — de início, bastante cínico — muda sua visão sobre o entrevistado, passando a se abrir à escuta.
A obra mostra que uma liderança boa, gentil e empática transforma o ambiente. “Um gestor que entende seu colaborador, conversa com ele e dá espaço para que ele seja um ser humano no trabalho, em vez de um robô que só existe para cumprir metas, acaba abrindo portas para que novos colaboradores se sintam à vontade em trabalhar na empresa, diminuindo, inclusive, o índice de turnover”, afirma Gabriel.
Disponível na Prime Vídeo — clique aqui.
Minha história
Minha História acompanha os bastidores da turnê de Michelle Obama para o lançamento de seu livro em 34 cidades. O documentário, de 2020, mostra a ex-primeira-dama como mãe, mulher e esposa, exercendo todos estes papéis com determinação e empatia de líder.
Disponível na Netflix — clique aqui.
Como Defender um Assassino
A série de suspense estadunidense estreou em 2014, tendo seu último episódio exibido em 2020. Annalise, interpretada por Viola Davis, é uma exímia advogada criminalista que reúne um grupo de estudantes de direito para solucionar assassinatos. A cada caso, ela mostra aos seus alunos como realizar um bom planejamento tático e delega funções a cada um deles, que precisam fazer sua parte para que todo o time tenha êxito.
Annalise é uma líder que estimula seus alunos a darem o melhor de si. Apesar de muitas vezes ser dura, ela conhece cada um de seus estudantes — característica que é o ponto forte de sua liderança — e os elogia sempre que um trabalho é feito de maneira exitosa.
Disponível na Netflix — clique aqui.
Suits
A série, de 2011, mostra a rotina de uma empresa de advocacia em Manhattan, em Nova York. Mike, o protagonista, abandonou a faculdade de direito, mas consegue uma entrevista com Harvey, um dos melhores advogados da cidade. Só que, mesmo sendo brilhante, o rapaz ainda tem muito o que aprender.
Ao longo dos episódios, o telespectador tem importantes lições sobre liderança — por exemplo, que deve ser feita baseada na equipe e no incentivo para obter os melhores resultados. Suits também mostra a importância de o líder conhecer bem cada um de seus liderados.
Disponível na Netflix — clique aqui.
Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.