Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

As prioridades da liderança para 2023

Segundo análise da Gartner, gestores enfrentarão três desafios: inflação crescente, talento escasso e caro e restrições de fornecimento global

Por Redação
Atualizado em 18 jan 2023, 14h28 - Publicado em 17 jan 2023, 07h54
Mulher ruiva com camisa branca e blazer cinza chumbo segura uma xícara de café enquanto conversa com um homem de camisa branca
 (Pexels/JackSparrow/Divulgação)
Continua após publicidade
A

maioria dos gestores nunca enfrentou estas três questões simultaneamente: inflação crescente, talento escasso e caro e restrições de fornecimento global, indica uma análise da consultoria Gartner. De acordo com o estudo, 23% dos diretores financeiros estão aumentando a remuneração dos funcionários para compensar os aumentos de preços ao consumidor e 90% dos CEOs esperam um aumento significativo da inflação nos próximos 12 meses. Metade dos líderes de RH acredita que vai haver maior competição por talentos nos próximos seis meses, e 46% consideram que a disputa continuará alta para cargos com maior demanda em 2023. Para 48% dos diretores financeiros, a volatilidade e a escassez da cadeia de suprimentos também atravessarão 2023 firmes e fortes. Veja outros desafios para a liderança, de acordo com a Gartner.

As 10 preocupações do RH

Eficácia da liderança, design organizacional e gerenciamento de mudanças e experiência do funcionários serão as principais questões dos líderes de RH em 2023. A lista contempla outros sete desafios.

Gráfico com os desafios do RH
(VOCÊ RH/VOCÊ RH)

As dificuldades para os CEOs

A Gartner ainda levantou quais os desafios para os CEOs em 2023 e os comparou com os enfrentados em 2022. Confira no gráfico:

Gráfico Os desafios dos CEOs

Continua após a publicidade

Desafios de gestão

A análise constatou que 28% dos líderes de nível médio não recebem o desenvolvimento de que precisam. Na opinião de 27% dos gestores de RH, o banco de talentos para a liderança não é diversificado, e 24% acham que a empresa não prepara os líderes para o futuro do trabalho.

O principal problema enfrentado pelo RH no desenvolvimento da liderança é que os líderes de nível médio não recebem o desenvolvimento de que precisam, citado por 28%. Em segundo lugar, com 27%, estão os bancos de talentos para a liderança pouco diversificados; em terceiro, com 24%, a abordagem de desenvolvimento de liderança que não prepara os líderes para o futuro do trabalho. O fato de gestores operacionais não receberem o desenvolvimento de que precisam foi citado poe 24% e 22% citaram que os processos de gestão de sucessão não rendem os líderes certos no momento certo.

As mudanças no mundo do trabalho dos últimos anos têm produzido efeitos nas equipes, trazendo ainda mais desafios para a liderança:

Gráfico Fadiga da Mudança
(VOCÊ RH/VOCÊ RH)

A falta de um plano de carreira atraente é um problema para 44% dos profissionais de RH entrevistados — o problema ocupa a liderança quase isoladamente.

Gráfico Carreiras no Divã
(VOCÊ RH/VOCÊ RH)

Para a maior parte dos líderes de RH, o modelo híbrido traz mais benefícios do que riscos. A cultura e a colaboração, no entanto, devem receber atenção especial.

Gráfico Hibridômetro

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.