Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Domínio de ferramentas de inteligência artificial cresce nos currículos

Não é para menos: LinkedIn registrou crescimento de 169% entre os profissionais não técnicos se cadastrando em cursos de IA no último ano.

Por Camila Almeida
6 abr 2025, 15h00
Fotografia de um mulher usando aplicativo de assistência virtual de chatbot de IA no smartphone para ajudá-la enquanto trabalha no laptop.
 (d3sign/Getty Images)
Continua após publicidade

Qual o caminho para conseguir se destacar no mercado de trabalho entre tantos currículos qualificados e a substituição de mão de obra humana pela artificial?

Segundo relatório recente do LinkedIn, o Work Change Report, o profissional mais cobiçado no mercado hoje é aquele que tem grande capacidade de aprendizado e adaptação a novas tecnologias, ao mesmo tempo em que possui fortes habilidades interpessoais — coisa que só nós, humanos, ainda somos capazes de oferecer. Uma combinação entre domínio técnico e jogo de cintura.

Esse tipo de perfil atende como uma luva ao momento atual que as empresas estão precisando enfrentar, com mudanças constantes e avanços tecnológicos difíceis de acompanhar. O relatório aponta que 38% dos executivos consideram agilidade uma habilidade essencial nos processos seletivos para cargos de entrada. Eles buscam pessoas que consigam se aprimorar constantemente e que possam navegar por diferentes papéis na companhia ao longo do tempo.

Aprenda sobre IA. Agora!

E quem domina a inteligência artificial leva grande vantagem. Por mais que a impressão seja de que essa é uma tendência recente, já tem algum tempo que a IA está alterando as estruturas do mundo do trabalho. Nos últimos oito anos, a contratação de pessoas com domínio dessa tecnologia cresceu 300% globalmente. No último ano, o crescimento foi de 30% na comparação com as contratações totais.

Um grande número de profissionais já percebeu isso. O LinkedIn registrou um crescimento de 169% no número de profissionais que não são técnicos se cadastrando para fazer cursos de inteligência artificial no último ano. E essa é uma habilidade que tem aparecido cada vez mais nos currículos. Em relação a 2023, o número de pessoas que incluíram no CV o domínio de ferramentas como o ChatGPT cresceu 177%.

Continua após a publicidade

As tarefas vão ser cada vez mais compartilhadas entre humanos e robôs, que já estão sendo utilizados para promover inovação, alavancar a criatividade, automatizar tarefas repetitivas e simplificar processos. Você tem se preparado para esse mercado? Como está sua capacidade de adaptação, a habilidade humana mais buscada no momento? 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.