Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

IA deve criar e modificar profissões – confira quais áreas serão afetadas

Gerentes de transformação digital, profissionais de cibersegurança e analistas de dados virão com tudo nos próximos anos.

Por Luisa Costa
28 ago 2023, 18h34
fotografia de uma mulher negra e um homem negro em frente a um computador trabalhando com códigos de programação
 (Desola Lanre-Ologun/Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

Mais de 21,8 mil vagas entre 3 milhões divulgadas entre março e junho deste ano, no Brasil, pediam algum conhecimento sobre o mundo da inteligência artificial. Ela ficou ainda mais pop no último ano, com a febre dos chatbots, e promete provocar uma série de mudanças no mercado de trabalho.

Não, a inteligência artificial não é mais inteligente que nós, não é incontrolável nem vai dominar o mundo. Mas pode exercer determinadas atividades padronizadas que automatizam partes de uma cadeia de operações – e deve, cada vez mais, complementar a atividade humana.

Leonardo Berto, gerente da empresa de soluções em talentos Robert Half, é um dos especialistas que defendem que o conhecimento acadêmico e o poder analítico dos profissionais não serão desvalorizados por quaisquer transformações tecnológicas. “Pelo contrário, eles ganharão ainda mais destaque nas ocupações do futuro.”

E quais seriam tais ocupações do futuro? A Robert Half indica algumas. Um cargo que se tornará realidade nos próximos anos é o de gerente de transformação digital: pessoas responsáveis por coordenar tal processo dentro das companhias, adaptando processos e capacitando colaboradores para trabalhar num ambiente do qual a inteligência artificial fará parte.

Um ambiente de trabalho que utiliza ferramentas de inteligência artificial também pode precisar de especialistas em cibersegurança que protejam os dados e algoritmos desses sistemas, além de prevenir o uso mal-intencionado dessas tecnologias. 

Continua após a publicidade

Da mesma maneira, o departamento jurídico e a governança de empresas que venham a utilizar ferramentas de inteligência artificial nos próximos anos precisarão acumular conhecimentos específicos. 

Especialistas de áreas como gerenciamento de dados, TI, compliance e marketing também estarão envolvidos no desenvolvimento e na operação de soluções baseadas na inteligência artificial, segundo previsões da Robert Half.

Também é provável que, nos próximos anos, surjam consultores especializados em desenvolver e implementar soluções de IA, com alguma formação técnica em matemática, ciência da computação, estatística e áreas relacionadas.

Continua após a publicidade

Por mais que as próprias companhias possam investir na capacitação de seus colaboradores, a má notícia é: a responsabilidade de acompanhar a transformação digital do mercado de trabalho recai – e recairá – principalmente sobre os próprios profissionais.

“Ele deve ser o protagonista da sua própria carreira e investir em qualificação técnica, mas também no aprimoramento de habilidades sociocomportamentais”, afirma Leonardo Berto.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.