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RHadioCast: a semana de quatro dias é o tema do 24º episódio

Empresas brasileiras testaram esse modelo com a ajuda de especialistas como Renata Rivetti. Em entrevista, ela conta os desafios e resultados da experiência.

Por Luisa Costa
Atualizado em 16 set 2024, 11h35 - Publicado em 9 set 2024, 17h08
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  •  (YouTube/Reprodução)

    O primeiro piloto brasileiro (e sul-americano) da 4 Day Week, organização que ajuda empresas a implementarem a semana de quatro dias, chegou ao fim. Para discutir seus resultados, convidamos ao estúdio do RHadioCast a responsável pelo experimento: Renata Rivetti, fundadora da Reconnect.

    Ela explicou a concepção, o desenvolvimento e a conclusão deste projeto que se estendeu de janeiro a julho deste ano. Disse que implementar a semana de quatro dias é mais do que simplesmente riscar um dia útil do calendário: é preciso muito planejamento para aprimorar processos e aproveitar melhor o tempo.

    “O primeiro passo”, afirma Renata, “é entender quais são os ofensores da produtividade, como reuniões ineficientes e excessivas. O segundo é dizer não à cultura imediatista: precisamos entender como priorizar tarefas e nos planejar melhor. O terceiro é abandonar o culto ao multitasking, que só gera improdutividade e adoecimento.”

    Renata e outros organizadores ajudaram as empresas participantes a tomar uma série de medidas, de acordo com o contexto de cada uma, para garantir que o trabalho da semana coubesse em menos dias. Eles definiram uma duração limite para reuniões, por exemplo, e estabeleceram “momentos de hiperfoco” durante o expediente, quando todos no escritório se concentram para resolver pendências que demandam mais atenção.

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    “O modelo atual de trabalho está adoecendo as pessoas, e as empresas estão perdendo talentos”, defende Renata. “É possível mudar. Mas é um processo difícil, que exige dedicação, disciplina e uma análise profunda dos processos internos.”

    O esforço vale a pena: a saúde mental dos profissionais que participaram do piloto melhorou consideravelmente. Eles também ficaram mais engajados, produtivos e criativos. A alta liderança das empresas, por sua vez, percebeu melhorias no funcionamento das equipes. “A gente vê um ganho muito claro [com a semana de quatro dias] para as pessoas, as empresas e a sociedade”, afirma a responsável pelo projeto.

    Durante a entrevista, Renata também falou sobre flexibilidade, cultura hustle, sustentabilidade dos negócios, home office e outros temas essenciais para o futuro do trabalho. Confira no episódio completo, disponível no canal da Você RH no YouTube e no Spotify.

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