Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

SXSW 2025: IA e o paradoxo da produtividade

Especialistas discutiram o estado atual da tecnologia no mundo corporativo – e deram recomendações para seu uso – no maior festival de inovação do mundo.

Por Redação
Atualizado em 16 mar 2025, 19h47 - Publicado em 13 mar 2025, 18h15
Imagem de uma mão de IA cibernética mostra à mulher de negócios com binóculos para onde olhar.
 (FotografieLink/Getty Images)
Continua após publicidade

66% dos profissionais acreditam que a inteligência artificial pode melhorar a qualidade e a velocidade do trabalho, mas 96% dos executivos afirmam que suas equipes ainda não sabem como adotá-la. Este foi um dos principais dados que Annie Dean, vice-presidente da Atlassian, compartilhou em um painel realizado na última segunda (10) no South by the Southwest (SXSW), o maior festival de inovação do mundo, que acontece anualmente na cidade americana de Austin.

Durante o painel, Annie e outros executivos falaram sobre um “paradoxo da produtividade” relacionado ao uso de inteligência artificial no trabalho: 77% dos profissionais afirmam que tais ferramentas estão aumentando a carga de trabalho, em vez de reduzi-la. Segundo a VP da Atlassian, o problema é que muitas empresas não dão tempo aos profissionais para que eles explorem e entendam as novas tecnologias.

Lucas Puente, vice-presidente de pesquisa da Salesforce, afirmou que a IA ainda está subutilizada em muitas organizações, porque os profissionais não sabem como aplicá-la de forma estratégica. Metade dos trabalhadores sequer adotam a tecnologia, embora tenham interesse de fazê-lo, porque suas empresas não têm diretrizes claras sobre a utilização desses recursos.

“A IA pode liberar tempo para que as pessoas explorem seu potencial criativo, desenvolvam pensamento crítico e colaborem de forma mais significativa”, afirma Renata Rivetti, fundadora da Reconnect Happiness at Work e correspondente da Você RH no SXSW. “Mas, para isso acontecer, precisamos mudar a mentalidade corporativa: em vez de usar IA para sobrecarregar as equipes, devemos utilizá-la para amplificar as capacidades humanas.”

“Se um negócio deseja estar à frente em inovação, também precisa rever seus processos, sua estrutura e sua cultura organizacional para que o time tenha autonomia em testar e buscar novas formas de trabalhar”, afirma Luis González, CEO da Vidalink, empresa de bem-estar corporativo.

Continua após a publicidade

O papel da liderança

Durante o painel, os especialistas concordaram que o sucesso da IA nas empresas depende menos da tecnologia e mais da forma como a liderança a implementa.

“Se você sente que seu gestor confia em você, tem 50% mais chances de adotar IA no seu dia a dia. Mas, se você não sente essa confiança, a tendência é evitar ou esconder o uso da IA. Muitas pessoas usam IA de forma ‘clandestina’ porque têm medo de serem penalizadas por seus gestores”, explica Renata.

Para Kelly Monahan, diretora-geral do Instituto de Pesquisa da Upwork, a liderança precisa agir agora a fim de reagir às mudanças do mercado e minimizar as incertezas dos trabalhadores. “A questão não é se a IA substituirá empregos, mas como as empresas garantirão que seus funcionários evoluam junto com a tecnologia”, afirma Renata.

Continua após a publicidade

O futuro da IA no trabalho

Para os painelistas, as empresas precisam adotar um equilíbrio entre inovação e humanização. Eles deram cinco recomendações:

1. Criar diretrizes claras para o uso da IA nas empresas;
2. Garantir cultura de confiança e transparência;
3. Oferecer treinamentos em IA, não apenas para desenvolvedores, mas para toda a equipe;
4. Medir o impacto real da IA, considerando não só o tempo economizado, mas também o valor gerado;
5. Garantur que a IA libere tempo para a inovação, em vez de gerar mais trabalho.

Embora a IA tenha potencial para aumentar a produtividade, há desafios para a adoção e integração dessa tecnologia no ambiente de trabalho, que devem ser considerados pela liderança. “A chave está na educação, confiança e estrutura organizacional, garantindo que a IA seja um complemento e não um fardo para os funcionários”, afirma Luis González.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.