A Transocean paga até US$ 42 mil a quem fica por três anos
Essa é uma maneira de a empresa conseguir reter os funcionários, muito assediados pela concorrência
Rio de Janeiro (RJ) – Além de líder mundial na prestação de serviços de perfuração de poços marítimos, a Transocean é conhecida no mercado de exploração e produção de petróleo por ter profissionais bem preparados. E a fama não veio de graça.
O leque de treinamento é sólido, com opções tanto para o nível técnico quanto para o corporativo, independentemente da posição que o funcionário ocupa no organograma. Somente em 2011, a empresa investiu 14 milhões de reais nessa área e mais 11 milhões na construção do Centro de Treinamento de Macaé, com capacidade para 162 pessoas e simuladores de perfuração e controle de poço e de guindaste de alta tecnologia.
Em um cenário cada dia mais competitivo, a necessidade de desenvolver políticas de capacitação e de retenção é inevitável. “Nossos empregados, que sempre foram muito assediados por outras empresas, viraram alvos ainda mais constantes”, diz Mardonildo Filho, gerente de recursos humanos.
Com turnover de 12% ao ano, a Transocean fez um estudo das profissões-chave com o maior número de evasão da companhia e criou uma bonificação para incentivar as pessoas a permanecer. O Long Therm Incentive Program oferece entre 22.000 e 42.000 dólares para todos os funcionários de carreiras detectadas como fundamentais que permaneceram na Transocean por um período de três anos.
“O pagamento dessa quantia é feito em três etapas, até o ciclo se encerrar”, diz Mardonildo. E há muitos motivos para os empregados ficarem. A empresa oferece plano de saúde e odontológico sem desconto na folha de pagamento, curso de inglês para todos, previdência privada, bolsa de até 75% para graduação, pós-graduação e cursos técnicos, auxílio-creche de um salário mínimo até a criança completar 3 anos de idade e 75% de desconto em academias.
Além disso, as premiações, que variam de acordo com o salário, são várias: bônus por tempo de serviço, bônus de treinamento, bônus de performance trimestral e anual e bônus de segurança.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
---|---|
Os profissionais da Transocean evoluem dentro da empresa. Muitos começaram em cargos técnicos e hoje ocupam posição de liderança. | Apesar dos bons benefícios, a empresa ainda precisa desenvolver um programa de participação nos lucros para seus empregados. |