A Unimed Federação Rio incluiu ioga entre os benefícios
A qualidade de vida dos funcionários virou prioridade, e home office se integrou às opções das equipes
Rio de Janeiro (RJ) – Se o exemplo tem de vir de cima, a Unimed Federação Rio está fazendo o dever de casa direitinho. Com a missão de integrar e promover o desenvolvimento e o fortalecimento das Unimeds do estado do Rio de Janeiro, a cooperativa ataca em todas as frentes e destaca-se tanto em salários e benefícios quanto no investimento em desenvolvimento, saúde e qualidade de vida de seus funcionários.
“Igual a isso aqui eu nunca vi”, diz um profissional, referindo-se à lista de benefícios, que inclui auxílio-creche de 540 reais para crianças de até 6 anos, bolsa para graduação, pós, mestrado e doutorado, plano de saúde e odontológico, café da manhã, seguro de vida, empréstimos para necessidades especiais com desconto em folha e sem juros e previdência privada.
A Federação também investe em formação. Em 2011, cada empregado recebeu, em média, 40 horas de treinamento, distribuídas entre um MBA in company, da Fundação Getulio Vargas, aberto a todos, oficina de capacitação de estagiários e curso de cooperativismo para recém-contratados.
A qualidade de vida virou prioridade no ano passado e, além da ginástica laboral, o time incluiu na agenda massagens e ioga, e passou a trabalhar em esquema de home office sempre que necessário. As grávidas recebem acompanhamento especial durante a gestação e após o nascimento do bebê.
“A gente se sente cuidada do início ao fim”, diz uma funcionária, já esperando o segundo filho. E é possível mensurar o retorno desse investimento. A cooperativa dobrou o número de empregados nos últimos cinco anos e passou de um andar alugado em um prédio no centro do Rio para quatro andares próprios.
Para seguir o ritmo de crescimento, a estratégia é manter o investimento em pessoas. No ano passado, todos os profissionais, independentemente do cargo, participaram da criação do novo Plano de Desenvolvimento Estratégico. Durante quatro meses, eles estiveram envolvidos na elaboração de um mapa estratégico e de uma nova visão para a Federação.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
---|---|
A empresa se preocupa com a saúde dos empregados e possui programas de antitabagismo, controle da diabetes e reuniões do Vigilantes do Peso. | Apesar da preocupação com a responsabilidade social, as políticas e práticas nesse sentido poderiam ser mais estruturadas e formalizadas. |