Magazine Luiza instrui funcionários para evitar dívidas
O esforço da empresa teve resultado - houve uma redução de 30% dos casos de endividamento entre as equipes internas
São Paulo (SP) – O crescimento do endividamento das famílias brasileiras não é apenas uma questão de mercado para o Magazine Luiza. Cultivar a boa saúde financeira é um mantra dentro da casa. Em 2011, a empresa levou a todos os centros administrativos uma peça teatral cujo roteiro abordava a relação entre o consumo consciente e seu impacto na vida em família, no círculo de amizades, na satisfação pessoal e no trabalho.
Nos últimos dois anos, os convênios que mantém com a Caixa Econômica Federal e com o Banco Santander para crédito consignado e aporte para dívidas mais altas — além da financeira própria, LuizaCred, — foram responsáveis pela redução de 30% dos casos de endividamento entre os funcionários.
Eles têm atendimento personalizado e sigiloso diretamente nas instituições, com condições especiais inclusive de crédito imobiliário. Por essas e outras práticas, até no Nordeste, aonde a empresa chegou depois de incorporar as Lojas Maia, a presidente Luiza Helena Trajano já é chamada de mãe.
Ou melhor, de mainha. Os benefícios estão sendo igualados e a cultura se dissemina rapidamente entre os 1.800 empregados da região. “Fizemos uma maratona para treinar todos no nosso modelo de atendimento”, diz Telma Rodrigues, diretora de gestão de pessoas. A meta foi concluída em Pernambuco, Alagoas e Ceará, e deve se estender aos outros estados até o fim do ano, quando ocorrerão também a integração societária e administrativa e a promoção de 140 pessoas para o cargo de líder.
Em São Paulo, Paraná e Minas Gerais, os 1.200 funcionários das lojas do Baú da Felicidade foram totalmente incorporados em seis meses, contando com benefícios como auxílio-maternidade, cheque educação especial para homens e mulheres com filhos portadores de deficiência e assistência médica e odontológica que pode ser estendida a parceiros do mesmo sexo. Sem falar na oportunidade de crescer em uma das maiores redes varejistas do país. No ano passado, todas as vagas de gerência foram preenchidas internamente.
| PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
|---|---|
| A empresa apoia dezenas de ONGs. Também tem programas de aconselhamento profissional e de saúde específicos para as funcionárias. | Colaboradores dizem que não sobra tempo para fazer os cursos na intranet. Além de desmotivador, consideram que isso dificulta o desenvolvimento. |
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