O chão de fábrica da Tigre tem oportunidade de questionar
Engajamento e proximidade com os chefes fazem da empresa atrativa para os profissionais
Joinville (SC) – Na Tigre, identidade é a palavra de ordem. Em pouco tempo de conversa com os funcionários já fica evidente o orgulho que eles têm em trabalhar na multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios para construção. Para o time, a principal característica da companhia é a transparência.
O fácil acesso aos executivos da alta gerência e da diretoria gera admiração e os departamentos trabalham com plena ciência de onde a empresa está e aonde pretende chegar. Prova disso é que tanto os empregados das fábricas quanto os dos escritórios têm na ponta da língua as metas mensais e anuais que deverão levar a Tigre aos 5 bilhões de reais de faturamento em 2014.
Para chegar lá, o engajamento das equipes é forte. Os profissionais não se sentem intimidados em cobrar de seus chefes as informações necessárias para apresentar o resultado esperado. “O chão de fábrica questiona o resultado das nossas reuniões com as diretorias”, diz um gestores.
Graças à capacitação das lideranças, essa troca flui naturalmente. “Todo gestor da Tigre é um braço estratégico do RH”, afirma outro. Esse olhar de equipe contribuiu para boa parte dos líderes ter feito carreira na empresa e conquistado a aprovação do grupo. E existe um processo formal para levar os talentos até os cargos-chave da organização.
É o Sistema de Gerenciamento de Talentos, comitê anual que reúne o portfólio de resultados de cada funcionário, mapeia sucessores e identifica líderes. Os destacados são conduzidos a um plano de desenvolvimento, que conta com cursos, treinamentos e novas responsabilidades.
O formato de comitê evita que apenas os prediletos sejam beneficiados. Quem confirma isso é um empregado do nível operacional: “Não há espaço para subjetividade nessas decisões”. As chances, no entanto, não chegam com a mesma intensidade à unidade de Rio Claro (SP). Os profissionais de lá dizem enfrentar dificuldades para mudar de posição ou ser promovidos. “Por não estarmos na sede, faltam oportunidades”, diz um deles.
| PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
|---|---|
| Todas as vagas são abertas para o público interno antes de serem divulgadas para o mercado. A empresa também pede que os funcionários indiquem amigos. | Alguns empregados sinalizam que a empresa ainda se preocupa pouco com o longo prazo e eles temem ser atropelados pelo avanço da tecnologia. |
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