Os cases vencedores de “Equilíbrio Vida Pessoal e Trabalho” no prêmio da Você RH
A Vivo, do VP de Pessoas Fernando Luciano, levou Ouro na premiação Melhores Empresas para (se) Bem-Estar. Gerdau e Totvs também foram premiadas.

Encontros de família, apoio à parentalidade e outras ações visando ao apoio à vida dos colaboradores fora do escritório fizeram parte do case da Vivo que levou Ouro na categoria “Equilíbrio Vida Pessoal e Trabalho” da premiação Melhores Empresas para (se) Bem-Estar, uma iniciativa da Você RH em parceria com Wellhub.
Essa categoria trata de ações que promovem a capacidade da organização de respeitar limites e apoiar a integração saudável entre vida pessoal e profissional.
Gerdau, com Prata, e Totvs, com Bronze, foram as outras empresas com cases premiados.
Saiba mais sobre cada um desses cases abaixo e confira todos os 18 premiados, de seis categorias, na edição impressa da Você RH, que já está nas bancas. E na matéria de capa que soltamos online.
OURO
VIVO MAIS FAMÍLIA, DA VIVO
VIVO
O programa reúne iniciativas para apoiar colaboradores em diferentes fases da vida. A proposta envolve rodas de conversa, encontros de famílias e ações temáticas, como o Mês das Mães, que ampliam o diálogo sobre cuidado, vínculos e desafios cotidianos.
E também aposta na capacitação: o Entrelaços oferece formação sobre parentalidade e desenvolvimento infantil, enquanto as trilhas de letramento preparam lideranças para lidar com situações familiares de forma empática e inclusiva. Essas iniciativas refletem o compromisso da empresa em reconhecer que o bem-estar no trabalho passa pelo apoio à vida fora dele, fortalecendo a cultura de cuidado e pertencimento.
“Acreditamos que os filhos chegam para somar e que, cada vez mais, as pessoas desejam trabalhar onde elas possam ser elas mesmas”, afirma Fernando Luciano, VP de Pessoas da Vivo.
Os resultados demonstram a efetividade do programa, com alta adesão dos colaboradores às atividades, fortalecimento das lideranças no tema e impacto positivo nas avaliações internas de clima e engajamento.
PRATA
PROJETO CICLOS, DA GERDAU

E que tal olhar para temas historicamente silenciados no ambiente corporativo? A Gerdau desbravou esse campo espinhoso.
A empresa lançou o Projeto Ciclos, voltado para acolher colaboradoras em climatério e menopausa, fases muitas vezes negligenciadas, mas que impactam diretamente na saúde e no bem-estar. A proposta oferece encontros com médicos, psicólogos e nutricionistas, rodas de conversa, materiais educativos e apoio via plano de saúde, além de sensibilizar lideranças para lidar com o tema de forma empática.
“Tratando o tema da menopausa sem tabus e com acolhimento às nossas colaboradoras, reforçamos o compromisso centenário da Gerdau com as pessoas”, aponta Flávia Nardon, diretora global de Pessoas e Responsabilidade Social.
O programa também despertou interesse dos colegas homens, que buscaram compreender melhor esse momento vivido por mulheres próximas. A iniciativa já alcançou cerca de mil colaboradoras, quase um terço do quadro feminino da companhia, e obteve avaliação altamente positiva, com NPS de 95%, acima da média das ações de bem-estar da empresa.
BRONZE
MODELOS FLEXÍVEIS DE TRABALHO, DA TOTVS

A adoção de modelos flexíveis de trabalho foi uma das principais transformações pós-pandemia na Totvs, empresa de software de gestão empresarial. Implementando o remoto já em 2020, a companhia estruturou, em 2022, quatro formatos oficiais: presencial, híbrido, remoto predominante e híbrido serviços.
A proposta garante não apenas liberdade de escolha, mas também suporte prático, como equipamentos ergonômicos e ajuda de custo mensal para despesas de home office. Com isso, a empresa rompe barreiras geográficas, amplia a atração de talentos e fortalece a cultura de confiança e autonomia.
O impacto se reflete diretamente no bem-estar e engajamento dos profissionais. Em 2024, a Totvs conquistou reconhecimento do GPTW, figurando entre as empresas com jornada mais flexível. E os indicadores internos confirmam: 98% de líderes e liderados recomendam manter o modelo, destacando ganhos em produtividade, qualidade de vida e satisfação com o trabalho.
“Essa conquista mostra que inovação também é criar condições para que as pessoas trabalhem de forma sustentável, com equilíbrio e qualidade de vida”, afirma Vivian Broge, vice-presidente de RH e Marketing.