Currículos: vale a pena usar IA para melhorar sua apresentação?
Saiba as vantagens e desvantagens desse uso. E conheça as 3 ferramentas mais utilizadas para dar um talento no seu CV.

Montar um currículo que se destaque parece, às vezes, uma missão impossível. Os recrutadores avaliam centenas de candidatos a cada processo seletivo, e é comum participar sem nunca receber retorno. Para tentar ganhar alguma vantagem na busca por um emprego, muitos profissionais têm usado a inteligência artificial para deixar o currículo mais atraente. Será que funciona?
As ferramentas disponíveis hoje ajudam a ter mais personalização e eficiência em cada candidatura. Elas também sugerem o uso de palavras-chave que otimizam a análise do currículo, além de oferecerem opções visualmente atraentes, sem perder a clareza e a objetividade.
Os candidatos têm, inclusive, utilizado os aplicativos para redigir as cartas de apresentação, que muitas empresas pedem como etapa adicional, para conhecer melhor o profissional e entender como ele se alinha com a vaga ofertada. A construção de portfólios com inteligência artificial também já é uma realidade e tem ajudado bastante quem não domina ferramentas de design.
IA às vezes exagera no “autoelogio”
Apesar de facilitar bastante o processo, é preciso prestar atenção a alguns pontos para não cair em armadilhas. Cuidado para o currículo não ficar impessoal demais e sem personalidade. Evite também expressões que soem como um entusiasmo forçado, já que as ferramentas podem exagerar nos adjetivos e usar uma linguagem que não soe verdadeira. Fuja também das descrições genéricas de habilidades e responsabilidades assumidas, para que suas conquistas específicas não fiquem de fora.
Dito isso, conheças as particularidades de três ferramentas que podem ser utilizadas para te ajudar nas seleções — e que já fazem mais do que simplesmente melhorar a escrita do seu CV:
- Curriculo.io
Esse se destaca por fazer o básico bem feito. O objetivo dessa ferramenta é criar currículos e cartas de apresentação profissionais, ajudando a destacar seus talentos e potencialidades. O software orienta cada etapa do processo e envia uma série de modelos para que você possa escolher seu favorito no final.
- JobScan
Como muitos recrutadores têm selecionado profissionais utilizando o Applicant Tracking System (ATS), um sistema de filtragem de candidatos que analisa automaticamente os textos, o JobScan promete otimizar seu currículo com o uso de palavras-chave que ajudam a passar nesse primeiro corte. Ele também tem outras funções, como otimização do perfil no LinkedIn.
- Kickresume
Com mais de 40 modelos para as mais diversas atuações profissionais, o aplicativo se baseia em currículos bem-sucedidos nas seleções de grandes empresas para servir como inspiração. Ele oferece uma pontuação, indica o que ainda pode melhorar e ainda transforma seu currículo em um site pessoal.