Futuro do RH: benefícios flexíveis fazem a diferença nas empresas
Inovações no mercado facilitam o seu cotidiano e trazem opções aos colaboradores, como educação financeira e cartões com VA, VR, entre outras vantagens
A área de recursos humanos é determinante dentro de uma empresa, afinal, ela é responsável pelo seu bem mais importante: os funcionários. Por isso, seu trabalho é essencial para a lapidação dos profissionais e resvala em todas as etapas do funcionamento da companhia. E hoje, diante de um cenário do mercado de trabalho marcado pela evolução acelerada e constante da tecnologia, que depende do surgimento de novos profissionais com habilidades específicas e da requalificação de outros talentos, ela passou a ter um papel ainda mais estratégico.
PREOCUPAÇÕES DO RH DO FUTURO
Todo esse contexto leva o RH a lidar cada vez mais com processos decisivos na preparação e no cotidiano dos colaboradores, como:
- lifelong learning, ou seja, a necessidade de os trabalhadores estarem sempre aprendendo algo novo;
- upskilling, a busca do indivíduo para aprimorar seus conhecimentos em áreas nas quais já está inserido;
- reskilling, quando ele se empenha em assimilar novas competências para se requalificar ou se reposicionar na corporação;
- saúde mental do colaborador, fator importante para a estrutura psicológica, o autoconhecimento e a produtividade do funcionário.
COMO OS BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS IMPACTAM?
Além de investir no treinamento dos profissionais, o departamento de recursos humanos tem que se empenhar em oferecer vantagens e cuidados para que eles se sintam satisfeitos e motivados no local de trabalho, reduzindo o turnover. E é aí que entram os benefícios flexíveis. Ao contrário das vantagens fixas, aquelas que são definidas por lei e que precisam ser seguidas por todas as empresas, como o 13º salário e a folga semanal remunerada, as flexíveis variam de entidade para entidade e são um diferencial competitivo na hora de contratar e reter um profissional.Elas impactam a saúde mental dos colaboradores e ainda trazem informações relevantes para o People Analytics.
O método consiste em analisar dados dos colaboradores para aperfeiçoar a gestão do RH, tem sido apontado como uma forte tendência para o setor nos próximos anos e já está presente nos principais players do mercado. O People Analytics é muito importante para a tomada de decisão do profissional de RH. Facilita a antecipação de tendências e a criação de estratégias dentro da companhia. Mas como os benefícios flexíveis podem se tornar dados importantes para o People Analytics? É possível a empresa conhecer melhor as pessoas que trabalham nela baseando-se nos itens que os funcionários destacam como mais importantes entre os benefícios, por exemplo.
Ademais, não faltam dados mostrando como os benefícios são determinantes. Segundo uma pesquisa realizada com 1 500 funcionários CLTs do Brasil, em dezembro de 2021, pela Creditas, startup do segmento de serviços financeiros, 71% dos participantes afirmaram que analisam os benefícios e, se não estiverem satisfeitos, pedem aumento de salário. Além disso, 76% não estão totalmente satisfeitos com os benefícios recebidos e 92% gostariam de ter um cartão único de benefícios. O levantamento revelou ainda que 83% dos colaboradores enxergam flexibilidade como fator decisivo ao escolher uma proposta de emprego, 83% dos profissionais satisfeitos com os benefícios são vistos como produtivos, 25% dos que trocaram de emprego nos últimos dois anos fizeram isso por conta do pacote de benefícios e 70% afirmaram que uma ampla gama de benefícios aumentaria a fidelização à empresa.
FINANÇAS PESSOAIS ATINGEM COLABORADORES
E se somarmos às preocupações do RH a educação financeira dos colaboradores? Ela é determinante para a produtividade, o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais. Levantamentos já mostraram que 19% deles produzem menos quando têm contas em atraso, 32% fazem trabalho extra quando falta dinheiro e 37% buscam um novo emprego para pagar as contas e quitar suas dívidas.
Além disso, os profissionais gastam 1,5 hora diária para resolver problemas financeiros pessoais e têm 1,5 vez mais chance de ter problemas com seus relacionamentos profissionais quando estão enfrentando esse tipo de situação. E não para por aí: a preocupação com o dinheiro afeta diretamente sua saúde, levando a 8,8 vezes mais risco de ter insônia, 4,9 vezes mais risco de sofrer depressão e 3,8 vezes mais possibilidade de ter ataque de pânico.
UMA NOVA MANEIRA DE FORNECER BENEFÍCIOS
Para o RH é um desafio gerenciar todos esses fatores, e, por isso, poder contar com parceiros é essencial. A Creditas é um exemplo disso, pois decidiu trazer a sua expertise em educação financeira para a gestão dos recursos humanos, promovendo novas soluções para esse mercado. E isso é possível por meio da Creditas @Work, a primeira carteira de benefícios do RH que envolve a área de finanças pessoais, com um programa de educação financeira, empréstimo consignado privado com parcelas descontadas na folha de pagamento e os menores juros do mercado, antecipação salarial, entre outras vantagens.
Ela também possibilita que o colaborador tenha cartão de benefícios flexíveis com bandeira Mastercard que oferece as categorias de vale-refeição e alimentação, mobilidade, home office, cultura, educação e bem-estar. A carteira também prevê saúde e prevenção, com plano de saúde e odontológico, seguro de vida, além da previdência privada com planos e fundos exclusivos e taxas de administração até 50% mais baixas. Ele conta ainda com parceiros, como o Sem Parar e a rede de farmácias Pague Menos para aproveitar descontos e vantagens, e um e-commerce exclusivo no qual o valor das compras é abatido em parcelas do salário do colaborador, a Creditas Store.
Todas as vantagens proporcionadas pelo Creditas @ Work não têm custo para a companhia, e ela é personalizável, ou seja, os benefícios podem ser escolhidos de acordo com a realidade e a necessidade dos colaboradores da empresa. A gestão dos benefícios é facilitada por meio de uma única plataforma na internet que concentra todos os itens em um só lugar totalmente gerido pela Creditas. Com isso, a necessidade de o RH ter que lidar com vários fornecedores diferentes é reduzida, diminuindo a burocracia e a mão de obra. Assim, permite que o departamento possa focar mais o seu viés estratégico, o que é extremamente bem-vindo, já que conhecimento e habilidades nunca exerceram um papel tão determinante nas organizações como atualmente, afinal, a atenção diferenciada com os funcionários deixa o ambiente de trabalho mais saudável e atrativo.