Nova força de trabalho global leva empresas a redefinir gestão de talentos
A possibilidade de contratar profissionais de qualquer ponto do planeta cria grandes oportunidades – e novos desafios – para departamentos de recursos humanos

Em 2024, o total de brasileiros contratados por empresas internacionais subiu 53%, o que coloca o país em quinto lugar no ranking global, uma posição acima da registrada no ano anterior. Os salários em dólar cresceram 4% no ano – quem mais recebeu aumento foram os jovens da geração Z.
Os dados constam no Relatório Global de Contratações Internacionais da Deel e dimensionam a mudança profunda pela qual o ambiente corporativo está passando. Esse fenômeno acontece em via dupla, aliás: com conectividade e tecnologia amplamente disponíveis, é perfeitamente possível uma empresa brasileira buscar talentos em qualquer ponto do planeta.
A tecnologia levou o trabalho remoto e a globalização a transformar todo o cenário. Os profissionais, especialmente os que atuam em indústrias relacionadas à tecnologia e ao conhecimento, contam com uma ampla gama de oportunidades, tanto nacionais quanto internacionais, sem precisar sair do país. Em outras palavras: pela primeira vez, existe uma força de trabalho global única à qual todos podem ter acesso.
“Se alguns anos atrás você dissesse a um líder de recursos humanos que seria possível contratar e pagar os melhores talentos em qualquer lugar do mundo, sem criar entidades legais ou se afogar no cumprimento de normas locais, ele diria que era impossível. No entanto, hoje a contratação global está deixando de ser uma tendência para se tornar uma norma que traz novos desafios”, afirma Cristiano Soares, head de expansão Latam da empresa global de recursos humanos e gestão de folha de pagamento Deel.
Desafios para o RH
Portanto, as possibilidades são virtualmente infinitas. Mas elas também apresentam desafios inéditos para os gestores de recursos humanos. Afinal, o que está acontecendo é uma revolução radical na forma como as empresas atraem, contratam, gerenciam e remuneram suas equipes.
E não se trata apenas de encontrar os melhores candidatos em qualquer lugar do mundo, mas, sim, de saber como administrá-los de maneira eficiente, oferecer compensações justas – e, principalmente, seguir as regulamentações trabalhistas de cada mercado.
Esse cenário pode parecer particularmente complexo para startups e pequenas e médias empresas. Se uma organização precisa se expandir internacionalmente e contratar vendedores no Brasil, na Colômbia e no México, como ela faz isso legalmente? Como será feito o pagamento? Em qual moeda?
Por isso, os gestores responsáveis pela área precisam ajustar rotinas e processos, de modo a atuar de forma mais estratégica e menos operacional. Não é fácil, mas a tecnologia apresenta algumas respostas úteis para esses dilemas. Existem soluções que permitem gerenciar todo o ciclo de vida do colaborador em um só lugar e em todos os mercados.
É essa a proposta de valor da Deel, uma companhia construída sobre um verdadeiro laboratório de testes planetário: a empresa gerencia a força de trabalho global de mais de 6 000 colaboradores que trabalham remotamente em mais de 100 países.
Seja para pagar funcionários em tempo integral, gerenciar freelancers ou contratar em locais onde não há entidade legal estabelecida, a plataforma da Deel permite que a contratação global seja mais fluida, que os pagamentos em qualquer lugar do mundo se tornem mais fáceis e que estar em conformidade legal deixe de ser uma preocupação.
Assim, os responsáveis por tarefas operacionais podem se dedicar ao que realmente importa estrategicamente. Com relatórios e análises baseadas em dados da equipe, é possível tomar decisões mais inteligentes. Inclusive, com a incorporação de IA, os processos são acelerados e os erros, reduzidos.
Soluções inteligentes
Em resumo, a Deel entrega uma série de diferenciais para as empresas decididas a participar do novo momento da força de trabalho global. Mantém, ainda, uma base de conhecimento legal mundial atualizada com informações de salários e custos por país.
Por exemplo: sempre que um gestor precisar de dados de referência sobre salários médios e líquidos para determinadas posições em outro país e os custos para o empregador nesse mercado, poderá fazer essas consultas diretamente na solução Deel AI.
“À medida que a empresa foi crescendo, reconhecemos em nossa própria operação as necessidades que tanto as PMEs quanto as grandes empresas costumam ter: é preciso gerenciar rapidamente e com segurança questões fundamentais, como o pagamento da folha, até outras mais simples, como o controle de entrada e saída em equipes distribuídas. A melhor forma de fazer isso é aplicando tecnologia. Por isso, fortalecemos constantemente nossa plataforma com novas soluções”, completa Cristiano Soares.
Assim, a Deel abre portas para que as empresas contem com a contratação internacional como uma oportunidade para incorporar talentos globais de que precisam para escalar seus negócios, onde quer que eles estejam.
Clique aqui para saber mais sobre a Deel.