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70% dos profissionais de RH engavetam projetos por falta de orçamento

Mais da metade dos entrevistados no levantamento brasileiro não conta com um budget destinado exclusivamente para a área de recursos humanos.

Por Luisa Costa
4 set 2023, 18h03
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  • O RH da sua empresa não tem uma sequência de iniciativas interessantes para a gestão de pessoas? Pode ser por falta de dinheiro para a área.

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    Uma pesquisa mostrou que 70% dos profissionais de RH já tiveram de engavetar um projeto por falta de orçamento em suas companhias. Mais da metade não conta com um orçamento exclusivamente destinado para ela – e 40% não sabem se a quantia será maior ou menor que a atual para 2024.

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    Entre os cientes de que ano que vem será apertado, 53% afirmam que o corte de gastos dentro de sua empresa é o principal motivo para um orçamento menor. O segundo motivo mais frequente seria a baixa expectativa de crescimento dos negócios.

    O problema é evidente: “A falta de orçamento específico deixa incerta a visão para execução de curto prazo”, afirma Fernanda Cortez, coordenadora de pessoas da fintech Onze, que realizou o levantamento entrevistando mil profissionais brasileiros. Da mesma forma, a incerteza sobre o orçamento futuro impacta a elaboração de estratégias pelos profissionais de RH.

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    75% dos entrevistados afirmaram que já perderam colaboradores durante o processo de contratação devido ao pacote insatisfatório de benefícios. E isso ilustra como a falta de recursos para oferecer atrativos competitivos, por exemplo, pode prejudicar a capacidade de uma empresa reter talentos.

    Defender um orçamento específico para o RH costuma ser um problema por conta da falta de dados sobre o histórico da empresa e sobre os benefícios dos projetos que seriam realizados com a tal grana. Então, Cortez e outros especialistas apontam que é importante fazer um estudo cuidadoso do contexto interno e externo antes de definir um orçamento. 

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    “O pulo do gato é conseguir conciliar os impactos dos projetos do RH com a visão estratégica do negócio e mostrar [às lideranças] como estão conectados”, afirma Cortez. “Isso passa por mapear com bastante criticidade a necessidade do orçamento, os objetivos dele e o impacto no negócio.”

    Às vezes, um orçamento colaborativo entre RH, departamento pessoal e financeiro também pode quebrar o galho e trazer mais dinheiro para projetos voltados aos colaboradores da empresa.

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