Conheça os cases vencedores de “Saúde Integral” na premiação da Você RH
Quem ganhou Ouro na categoria, parte do Melhores Empresas para (se) Bem-Estar, foi o Itaú Unibanco, representado por sua diretora de RH Tatyana Montenegro.

O Itaú Unibanco ganhou Ouro na categoria “Saúde integral no trabalho” da premiação Melhores Empresas para (se) Bem-Estar – uma iniciativa da Você RH com o Wellhub, plataforma de bem-estar corporativo.
Nesta categoria, o júri do prêmio avaliou ações de estímulo a saúde e mental, prevenção de adoecimento mental e suporte psicossocial como o “Conexão Saúde” do Itaú, uma iniciativa que inclui gestão de riscos ocupacionais, campanhas de vacinação, incentivo à atividade física, treinamentos para líderes sobre saúde mental e canais de escuta.
As Casas Bahia ganharam Prata, e a Caixa Econômica Federal ganhou Bronze na mesma categoria.
Saiba mais sobre cada um desses cases abaixo e confira todos os 18 premiados, de seis categorias, na edição impressa da Você RH, que chega amanhã (3) às bancas. Até lá, estamos soltando os vencedores de cada categoria em textos separados como este, para valorizar ainda mais os premiados, mas com conexão à nossa matéria de capa, que você lê aqui.
OURO:
CONEXÃO SAÚDE, DO ITAÚ UNIBANCO
Entre as ações, estão gestão de riscos ocupacionais, campanhas de vacinação, incentivo à atividade física, treinamentos para líderes sobre saúde mental e canais de escuta. O Hub Conexão Saúde organiza iniciativas em quatro pilares: saúde emocional, física, social e financeira, com lives que alcançaram mais de 48 mil participantes.
Destaque para o Wellz, plataforma do Wellhub de psicoterapia e conteúdo guiado por psicólogos, que já realizou mais de 55 mil sessões e reduziu em até 5% as taxas de ansiedade e depressão. O banco oferece o programa Fique OK, suporte 24h psicológico, jurídico e social, e iniciativas de parentalidade como o curso Bebê a Bordo.
“Estamos profundamente honrados em receber este prêmio”, diz Tatyana Montenegro, diretora de RH do Itaú Unibanco. “Hoje, com mais de 90 mil colaboradores, investimos continuamente em iniciativas que promovem um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor.”
PRATA:
PROGRAMA VIVER BEM, DA CASAS BAHIA

A iniciativa premiada da Casas Bahia integra atenção primária, promoção e prevenção, gestão de risco e bem-estar em um formato contínuo e acessível.
Por meio do Dr. Saúde, os colaboradores têm atendimento médico generalista via aplicativo ou telefone, além de programas nutricionais e esportivos (com taxas de adesão superiores a 90%) e telepsicologia personalizada. Há também o Programa de Gestantes, que oferece orientação completa e isenção de coparticipação no plano de saúde, e o Programa Acolher, que garante suporte psicológico, social, jurídico e financeiro, inclusive em situações de crise ou calamidade pública.
A estratégia é reforçada pelo Espaço Viver Bem, que oferece consultas presenciais ou online, pedidos de exames e encaminhamentos sem custo. Combinando tecnologia, atendimento humanizado e políticas de prevenção, a Casas Bahia promove saúde física e mental, além de suporte psicossocial contínuo, tornando o bem-estar parte essencial da experiência de trabalho.
Em 2024, o programa registrou queda de 12% nos afastamentos por questões de saúde e aumento de 20% na participação em ações preventivas.
Segundo Andreia Nunes, diretora de Gente e Gestão, “ser finalista deste prêmio é um marco que celebra nossa jornada de transformação, guiada pelo cuidado genuíno com as pessoas”.
BRONZE:
CAIXA EM MOVIMENTO, DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

O case premiado da Caixa é um programa que incentiva hábitos saudáveis, prevenção e cuidado contínuo. O destaque é um aplicativo próprio, que engaja mais de 33 mil empregados em treinos, caminhadas, desafios de corrida e ações de voluntariado.
A iniciativa inclui campanhas como Janeiro Branco, Movimento Rosa e Novembro Azul, SIPAT com palestras sobre saúde mental e ergonomia, além de massagem expressa, bioimpedância e blitze ergonômicas em centenas de agências.
“Hoje temos mais de 35 mil empregados cadastrados no aplicativo do programa, demonstrando o elevado nível de adesão e o interesse genuíno dos empregados em investir em sua qualidade de vida”, afirma Egídio Pelúcio, vice-presidente de Pessoas. “Estar entre os três melhores cases da categoria é uma honra que reforça a relevância do nosso trabalho.”
O programa ainda oferece consultas de psicologia e psiquiatria custeadas pela empresa e 0800 de acolhimento emergencial. O impacto é mensurável: queda de 37,9% no absenteísmo entre participantes, reforçando o papel estratégico do cuidado integral na cultura da Caixa.