Dia Internacional da Caridade e a importância do voluntariado corporativo
Especialistas afirmam: ação social é motor estratégico de engajamento, cultura e reputação, beneficiando empresa, colaborador (voluntário) e comunidade.
Instituído pela ONU em 2012, o Dia Internacional da Caridade, celebrado em 5 de setembro, é uma oportunidade para gestores refletirem sobre como empresas podem transformar gestos de solidariedade em práticas de voluntariado corporativo com impacto duradouro não apenas nas comunidades, mas também dentro das organizações.
Uma pesquisa da Deloitte mostra que, entre funcionários que participaram de ações voluntárias nos últimos 12 meses, 89% acreditam que as empresas que promovem essas atividades oferecem um ambiente de trabalho melhor do que as que não o fazem, 77% consideram que essas iniciativas sejam essenciais para o bem-estar e 74% acreditam que elas proporcionam um maior senso de propósito.
Dados da UnitedHealth Group também reforçam a premissa: 71% dos funcionários envolvidos com programas sociais corporativos reportam sentirem-se melhor em relação ao seu empregador. “Quando a organização promove voluntariado, ela não apenas contribui com a comunidade, mas também melhora a experiência, a motivação e a lealdade de seus próprios colaboradores”, afirma Marianna Taborda, CEO do V2V, especializada em programas de voluntariado empresarial, com 25 anos de experiência.
Ferramenta poderosa de gestão de pessoas
Para a área de Recursos Humanos, a executiva explica que o voluntariado corporativo melhora o clima organizacional, fortalece a cultura da empresa e influencia diretamente na atração e retenção de talentos, além de contribuir para o employer branding. “Profissionais valorizam empresas que oferecem oportunidades de fazer a diferença no mundo”, conta a especialista. “E citar esses programas já nos processos de contratação pode ser um diferencial competitivo para se posicionar como um empregador onde vale a pena trabalhar”.
A Geração Z e a de Millenials, segundo o levantamento da Delloite, estão neste grupo de profissionais destacados pela CEO da V2V. “Para eles, a felicidade no trabalho é uma combinação de dinheiro, bem-estar e significado. Eles preferem uma empresa que os ajude a promover isso”.
Desenvolvimento de liderança e também da comunidade
O voluntariado é também um campo prático para o crescimento de líderes e de habilidades em geral, especialmente quando o programa é direcionado a isso. “Iniciativas como mentorias de competências interpessoais e educação financeira mostram como empresas podem gerar mudanças concretas e mensuráveis na vida das pessoas”, explica Marianna.
Entre os profissionais que fazem ou influenciam contratações nas empresas, de acordo com números da consultoria, 92% concordam que o voluntariado melhora um conjunto amplo de habilidades dos funcionários e 80% concordam que voluntários ativos são movidos com mais facilidade para papéis de liderança.
A seguir, confira dez benefícios que o voluntariado corporativo traz às empresas, indicados pela CEO da V2V. Para acessar detalhes, a companhia disponibiliza e-books específicos.
- Bem-estar que contagia: Voluntariar-se melhora a saúde mental, aumenta o senso de propósito e ajuda a combater estresse e solidão.
- Saúde física em alta: Atos de bondade fortalecem corpo e mente, reduzem riscos de doenças e até ampliam a longevidade.
- Ambiente de trabalho mais leve: O voluntariado fortalece laços, reduz barreiras e torna o clima organizacional mais colaborativo e saudável.
- Motivação e engajamento real: Colaboradores se sentem protagonistas e mais conectados com o propósito da empresa.
- Escola de competências: Do desenvolvimento de habilidades interpessoais até a liderança, o voluntariado é uma sala de aula viva.
- 6. Atrai e retém talentos: Profissionais buscam empresas com propósito — e encontram no voluntariado uma razão para ficar.
- Cultura viva: Mais do que discurso, o voluntariado coloca os valores da empresa em prática e fortalece sua identidade.
- Laços comunitários fortes: Conexão genuína com a comunidade, criação de redes de apoio e fortalecimento do desenvolvimento local.
- Impacto social concreto: Projetos que transformam vidas, apoiam os ODS e tornam a sustentabilidade algo prático e mensurável.
- Reputação que inspira confiança: Empresas que investem em voluntariado conquistam respeito, credibilidade e se diferenciam em um mercado exigente.
O perfil do gestor mudou e as entrevistas de emprego para líderes executivos também
Saúde mental nas empresas: do cuidado pontual à cultura contínua
61% dos trabalhadores brasileiros não estão engajados, mostra estudo
Vacinação corporativa: base para a saúde organizacional
Brasileiros em áreas criativas e estratégicas ganham espaço no mercado global

