Assine VOCÊ RH por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Os planos de expansão do Grupo Pão de Açúcar

Mirella Gomiero, vice-presidente de RH, conta que o objetivo é abrir ao menos 100 lojas ainda este ano.

Por Letícia Furlan
9 jun 2023, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • U

    ma profissional de ciclos longos e profundos. É assim que se descreve Mirella Gomiero, atual vice-presidente de RH do Grupo Pão de Açúcar. Sempre atuando na área de gestão de pessoas, ela veio de uma passagem de oito anos na Ambev, outra de 11 anos na Alcoa e já está há sete na atual empresa. Mas isso não quer dizer que sua trajetória profissional não seja movimentada.

    Publicidade

    “Cheguei como diretora de recursos humanos num momento em que o GPA tinha 150 mil funcionários, pois contávamos com um portfólio muito grande. Mas aí, em 2019, o grupo vendeu todas as suas ações da Via Varejo e, em 2021, houve a cisão entre o Assaí e a gente na bolsa de valores. Tudo mudou.”

    Publicidade

    Nesse meio-tempo, em 2020, Gomiero foi promovida a vice-presidente de RH. E, dois anos depois, passou a responder a um novo CEO, Marcelo Pimentel. “Com tantas movimentações, agora entramos em outro ciclo. Nosso foco, em 2023, passa a ser a transformação do grupo.”

    Hoje, a equipe é bem menor: são 38 mil funcionários no GPA. Mas, reagindo à retração dos últimos anos, o objetivo agora é a expansão. Até dezembro, o grupo pretende abrir ao menos cem lojas (hoje são 730), principalmente do Minuto Pão de Açúcar – estabelecimentos menores, com 300 metros quadrados em média. “Não é um plano pequeno, sabemos disso. Mas, no ano passado, entre novas lojas e reinaugurações, foram 74”, ressalta.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Participação direta nas decisões

    Esse plano, claro, abrange a participação estratégica do RH. “Todo o ciclo de recursos humanos, não só no recrutamento e seleção mas também nos benefícios e até no plano sucessório, se conecta às metas de crescimento do negócio”, afirma. “Então temos de participar das decisões junto com os demais executivos.”

    As metas, afinal, também são traçadas para as pessoas. E esse caminho passa pela inclusão. O desejo do GPA é que 50% das novas contratações sejam de mulheres. “Há um processo de mapeamento sucessório com uma orientação clara da diretoria: que sempre exista uma mulher indicada como potencial para cada posição”, diz.

    Publicidade

    Desde 2019, o grupo tem um programa de desenvolvimento exclusivo para lideranças femininas. Com duração de seis meses, ele já treinou 1.200 funcionárias e, destas, 20% foram promovidas após a capacitação.

    Continua após a publicidade

    Com essas práticas, desde 2020 o GPA aumentou de 36% para 39% o número delas entre os cargos de gestão. E a meta é alcançar 40% até 2025.

    Publicidade

    Numa iniciativa menos direcionada, o programa de sucessão para a equipe toda vem desde 2012. Nas dez edições até agora, 4.200 funcionários participaram de 237 turmas. Os módulos acontecem durante todo o ano, de uma a duas vezes por mês, com duração de dois a quatro dias. E o leque de temas é amplo. Inclui oratória, gestão do tempo, finanças, inteligência emocional…

    Ao fim, os participantes recebem um certificado com o cargo para o qual foram capacitados. “A ideia é que, ao abrir uma nova vaga para a liderança, eles sejam os primeiros da lista”, diz Mirella Gomiero.

    Publicidade

    Desde o início do programa, ao menos metade dos que participaram já subiu algum degrau na empresa.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.