Plataforma da Ambev gera emprego, renda e impacto socioambiental positivo
Há um ano, o Bora Hub conecta pessoas em busca de trabalho com quem precisa contratar, além de oferecer cursos de capacitação profissional.
Fazer a ponte entre empregadores e candidatos, facilitar o acesso ao conhecimento e impulsionar a geração de renda são os principais objetivos do Bora Hub, uma iniciativa da fabricante de bebidas Ambev, em parceria com a Yunus, consultoria de negócios sociais e inclusão produtiva. A plataforma, que completa um ano em 2025, integra hoje 77 organizações em um ecossistema focado na geração de impacto socioambiental positivo, que já atingiu 5 milhões de pessoas e mais de R$ 700 milhões em renda indireta.
Com diferentes focos de atuação e projetos pelo país, o Hub é voltado para um público diverso, incluindo catadores, ambulantes, jovens, mulheres empreendedoras e organizações locais. “Queremos engajar nosso ecossistema — composto por empresas, organizações e parceiros — na criação de uma ampla rede de impacto positivo”, afirma Carla Crippa, vice-presidente de impacto e relações com a sociedade da Ambev.
Nos últimos meses, por exemplo, foram realizados quatro eventos que reuniram mais de 200 participantes, abordando temas como meio ambiente, desenvolvimento sustentável, investimento social privado e geração de renda em cadeia.
Rede de empregabilidade
Segundo a executiva, o Bora Hub atua por meio de algumas frentes complementares, como a Plataforma de Empregabilidade, que conecta pessoas a oportunidades no mercado de trabalho, e Plataformas de Formação Profissional, que oferecem cursos e capacitações para desenvolver competências. “Juntas, elas potencializam o ecossistema, ampliando o impacto social e econômico nas comunidades atendidas”.
Carla explica que os cursos vão desde formações digitais, como as de programação e marketing oferecidas pela plataforma Afreektech, do Movimento Black Money, até programas de empreendedorismo, como os realizados pela Estímulo na plataforma Bora Empreender. “Cada organização tem autonomia para desenhar seus próprios programas, enquanto o papel do Hub é potencializar essas iniciativas — seja por meio de apoio financeiro ou pela conexão com outros parceiros através dos ciclos de matchmaking”.
Após um ano de funcionamento, o programa planeja não apenas ampliar a profundidade do impacto gerado pelas organizações da rede, como também promover novas iniciativas. “Entre elas, por exemplo, está o lançamento de editais para disponibilizar recursos a organizações em busca de financiamento para seus programas”, revela a especialista.
Podem participar do Bora Hub organizações formalizadas com CNPJ – sejam empresas, ONGs, universidades, entre outras – que tenham como foco o impacto social e a geração de renda em seus programas. Basta preencher o formulário de interesse por meio deste link.
61% dos trabalhadores brasileiros não estão engajados, mostra estudo
O perfil do gestor mudou e as entrevistas de emprego para líderes executivos também
A importância do propósito no trabalho
Saúde mental nas empresas: do cuidado pontual à cultura contínua
Síndrome do impostor: a ilusão de inferioridade

