RHadioCast: a valorização do propósito na Danone
André Rapoport, diretor de RH na companhia, fala sobre cultura de inovação, tolerância ao erro, desenvolvimento de líderes e segurança psicológica.
Nesta terça (4), publicamos mais um episódio do RHadioCast, o programa quinzenal de entrevistas da Você RH sobre as melhores práticas de gestão de pessoas. Desta vez, nosso convidado foi André Rapoport, diretor de RH na Danone para o Brasil e a América Latina.
O executivo falou sobre a valorização do propósito na companhia, que seria um aspecto intrínseco da cultura organizacional. “As pessoas [que trabalham na Danone] entendem que fazem parte de algo maior, de um compromisso que temos com a sociedade”, afirma André.
Isso também contribuiria para a inovação dentro da empresa, assim como certa tolerância ao erro. Normalizar falhas, para nosso entrevistado, é uma forma de permitir que os funcionários “se realizem mais, estejam mais inteiros no trabalho e tenham muito menos inseguranças dentro da empresa”. É, portanto, uma forma de promover um ambiente de trabalho com segurança psicológica.
“Nós temos benefícios de saúde mental, e acho que essa é a forma com que remediamos o problema”, defende o executivo. “Mas a melhor forma de você lidar com esse tema é ter processos, clima e cultura saudáveis – dando metas claras, feedbacks constantes e os treinamentos necessários às pessoas, assim como espaço para elas expressarem suas opiniões.”
André também falou sobre as políticas de inclusão na Danone e argumentou que “diversidade traz inteligência” para a empresa. “[Ela] traz formas distintas de ver e entender o mundo, e isso influencia a maneira como criamos nossa relação com o mundo e pensamos nosso portfólio de produtos.”
Nosso entrevistado defendeu a adoção de políticas que facilitem a combinação entre filhos e carreira; argumentou que a confiança é a base da relação entre empresa e funcionários; falou sobre os projetos sociais e as estratégias de desenvolvimento de líderes da Danone; e afirmou acreditar que a inteligência artificial nos ajudará a ser mais eficientes no trabalho… e a trabalharmos menos.
Confira abaixo a entrevista completa, disponível no canal da Você RH no Youtube e no Spotify. E clique aqui para conhecer os episódios anteriores do programa.
Saúde mental nas empresas: do cuidado pontual à cultura contínua
Vacinação corporativa: base para a saúde organizacional
CNV: 4 dicas para transformar conflitos em soluções criativas ou aprendizados
Atenção plena: 7 princípios da liderança com presença
Luto corporativo: como conduzir rupturas silenciosas dentro das empresas







