riar um programa de voluntariado para conscientizar sobre a importância do toque humano durante uma pandemia que exigia distanciamento social. Esse foi o desafio enfrentado pela multinacional de produtos para a pele Nivea em 2020, quando a empresa definiu como propósito “transformar vidas por meio do toque”. Com a covid-19, o projeto precisou ser adaptado. “Tivemos de ser criativos. Como não podíamos mais dar abraços físicos, criamos um abraço virtual”, conta Juan Pablo Leymarie, diretor de Recursos Humanos da Nivea.
A solução
Assim nasceu o Abraço Virtual, campanha lançada em abril de 2022 em parceria com o Instituto Velho Amigo. Por meio da troca de vídeos gravados entre duplas formadas por voluntários e idosos, o programa permite o contato online. Trinta funcionários participaram dessa primeira ação, e o sucesso foi tão grande que, em junho, a empresa criou outra edição para que as pessoas que haviam ficado na lista de espera também pudessem participar — todas as 30 vagas foram preenchidas. “Sabemos que cerca de 20% dos funcionários da empresa se interessam por voluntariado, mas tivemos um número maior de inscritos”, diz Juan, que foi um dos voluntários.
O resultado
O executivo conta que a iniciativa criou vínculos fortes entre os participantes. “Foi uma retroalimentação muito interessante de experiências. Por isso, sentimos que precisamos nos encontrar pessoalmente em algum momento”, afirma, citando a possibilidade de um próximo abraço, desta vez real, entre os envolvidos na ação.
Segundo Juan, os reflexos positivos dessa interação também puderam ser verificados no ambiente corporativo. “Percebemos que os participantes apresentaram uma leveza maior no dia a dia de trabalho; ficaram mais felizes”, conta. Além disso, aqueles que ainda não se conheciam tiveram a oportunidade de se conectar com colegas de outros departamentos e de diferentes níveis hierárquicos. “Isso ajudou na comunicação e na sinergia das equipes”, afirma.
Juan destaca ainda a importância do voluntariado para que os funcionários criem um sentimento maior de pertencimento à companhia. “Participar dessas inciativas aumenta a percepção de que, juntos, estamos fazendo muito além do que vender produtos. Isso ajuda no engajamento dos times”, diz.
O Abraço Virtual foi a primeira ação do programa de voluntariado corporativo da Nivea, que envolve funcionários em atividades com organizações de terceiro setor para os três públicos identificados como os que mais sentem falta do toque humano: idosos e seus cuidadores, comunidade LGBTQIA+ e mulheres negras de regiões periféricas.
Para idosos e seus cuidadores, a empresa se juntou ao Instituto Velho Amigo, à AACD e ao Asilo São Vicente de Paulo, em Itatiba (SP). Já para a população LGBTQIA+, a marca está com a ABGLT e a TODXS em projetos nacionais. A Casa Pretahub e o Instituto Das Pretas são as organizações parceiras em iniciativas para mulheres negras. Os projetos de apoio ocorrem o ano inteiro e já impactaram 75 pessoas, além de promover o fortalecimento da atuação das entidades.
Esta reportagem faz parte da edição 82 (outubro/novembro) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante