Ambiente tóxico: o principal motivo de demissões
Em uma pesquisa, 43% das pessoas afirmaram: um escritório ruim é pior que falta de reconhecimento, de um plano de carreira ou de protagonismo.
Falta de reconhecimento, de um plano de carreira ou de protagonismo. Todos esses problemas não superam um ambiente de trabalho tóxico quando o assunto é o motivo para pedir demissão.
Esta é, pelo menos, a opinião de 43% dos 387 entrevistados em uma pesquisa da The School of Life, organização especialista em inteligência emocional, e da Robert Half, empresa global de soluções em talentos.
O primeiro passo para resolver o problema é, claro, identificá-lo. “Para isso, os departamentos de RH podem adotar algumas estratégias, como a aplicação de pesquisas de clima organizacional, a avaliação dos índices de turnover e a implementação de uma cultura de feedbacks anônimos”, afirma Maria Sartori, diretora da Robert Half.
Uma vez diagnosticado o problema, é hora de agir. Para melhorar o clima do escritório, vale treinar as lideranças, promover o desenvolvimento de soft skills e oferecer programas de apoio à saúde mental.
Mas não espere resultados imediatos. Sartori alerta: “É preciso ter em mente que a mudança não ocorre da noite para o dia, e que criar e manter ambientes saudáveis envolve um esforço coletivo”.