Namorados: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Vívian Rio Stella

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Doutora em Linguística pela Unicamp. Idealizadora, curadora e professora da VRS Academy, pesquisa e desenvolve trabalhos voltados à lifelong learning

Quais são as melhores estratégias de comunicação na crise?

Saiba o que fazer e o que pega mal em momentos de tensão organizacional. Blindar porta-vozes e querer calar a imprensa são grandes erros

Por Vívian Rio Stella, colunista de VOCÊ RH
Atualizado em 11 mar 2021, 15h02 - Publicado em 17 fev 2021, 13h59
Mulher loira falando ao telefone
 (Magnetme/Unsplash)
Continua após publicidade

Crise. Financeira, patrimonial, reputacional. Não importa de que tipo, uma crise marca a história da empresa e de seus profissionais, especialmente quem precisa gerenciá-la de forma direta.
Mas parece que, no mundo complexo e ultraconectado em que vivemos, tudo virou uma crise, desde uma declaração de porta-voz que viraliza nos grupos de WhatsApp até mesmo um incidente em uma das unidades da empresa.

Então, convido você a parar alguns minutos para ler esse texto, distinguir o que é e não é crise e como a comunicação pode ser realmente uma aliada nessas situações extremas.

Afinal, tudo é crise?

Atraso em relatório, reunião longa demais, discussões durante um comitê são situações cotidianas e, a depender do efeito delas, podem ser complexas o suficiente para causar muita dor de cabeça, mas são, em si, problemas. Nada como uma boa revisão de processos, conversas esclarecedoras, inovações pontuais e gestão de risco para resolver e ir adiante.

Se problemas aparentemente pontuais não são resolvidos, pelo motivo que for, podem gerar incidentes ou emergências, um cenário de mais impacto para o negócio, o que requer uma boa gestão para evitar novas ocorrências, para lidar com o que ocorreu e resolver o incidente em si.

Nem todo problema ou incidente é uma crise. Só deveríamos nomear um ocorrido de crise quando se trata de eventos que perturbam a rotina e o desempenho da empresa, criam incertezas, ansiedades e estresse, impõem desafios humanos, estruturais e financeiros, chamam a atenção da imprensa, agências reguladoras e outros interlocutores e, portanto, causam alto impacto para o negócio e a reputação da organização.

Então, vale se perguntar:

• Que tipos de crise mais afetariam o negócio?

Continua após a publicidade

• Que ações vêm sendo feitas rotineiramente para monitorar a marca e criar relacionamento com diferentes stakeholders?

• Que novas ações poderiam contribuir para gerenciar uma futura crise?

• Quais são os 5 temas polêmicos que podem impactar o engajamento dos profissionais?

• Quais são os 5 temas que, se virarem assunto na imprensa e na internet, sua organização precisa de posicionar?

Comunicação como aliada

Uma vez identificado que, sim, a organização passa por uma crise, é preciso usar a comunicação como aliada estratégica. Isso significa, na prática:

Continua após a publicidade

• Adequar o timing de resposta à crise – sem pressa, sendo ágil.

• Blindar porta-vozes é prejudicial. Postura e comportamentos adequados, na gestão do negócio e da crise, não precisam de blindagem.

• Silenciar, negar fatos comprovados, explicar demais, prometer algo apenas para acalmar os ânimos, atacar haters e imprensa são práticas muito usadas, mas totalmente questionáveis.

• Dialogar e questionar são exercícios saudáveis de engajamento e reputação que contribuem muito para momentos de crise.

• Comunicar com coerência, consistência e constância, antes, durante e depois da crise.

Continua após a publicidade

• Dar voz a diferentes profissionais da empresa, porque reputação pertence à empresa e precisa ser construída por todos, não por poucos ou por um departamento.

A beleza e o desafio da comunicação é não ter fórmulas prontas, pois cada cultura organizacional tem práticas discursivas específicas e adequadas à sua realidade. Os esclarecimentos e as recomendações deste texto são um convite a rever as práticas diante de problemas, incidentes/emergências e crises e a ter ações pautadas pelo diálogo e pela consistência da comunicação.

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*
MELHOR OFERTA

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.