5 cursos de inglês online e gratuitos
Conheça plataformas que ajudam a melhorar vocabulário, gramática e fluência – algumas até emitem certificado.

Quem sabe, em 2025, você não consegue tirar do papel a meta de aprimorar seu inglês? A habilidade faz uma baita diferença na vida profissional, seja para ampliar suas chances de fazer contatos, conquistar posições melhores ou tentar uma vaga em uma empresa multinacional ou estrangeira.
Para quem não pode investir em um curso, é possível aprender o idioma em plataformas online, que oferecem aulas gratuitas em diversos níveis de conhecimento. Veja algumas opções abaixo:
Duolingo
A metodologia do aplicativo, que já foi baixado por mais de 50 milhões de brasileiros, estimula a prática diária com estratégias de jogabilidade e faz com que o aprendizado seja leve e divertido.
Os usuários podem explorar diversos idiomas ao mesmo tempo e aprendem realizando atividades por conta própria, sem o apoio de um roteiro de aulas sobre os usos da língua.
O aplicativo emite o certificado de proficiência, mas é preciso pagar para fazer um teste de nível e receber o documento.
Kultivi
É uma startup que oferece cursos gratuitos com certificado. Seu foco é garantir um aprendizado flexível, então os alunos realizam os cursos no seu próprio ritmo.
O curso básico de inglês possui 225 aulas e conta com mais de 2 milhões de alunos matriculados. Apesar de gratuita, a plataforma oferece materiais pagos (e opcionais) aos alunos.
A Kultivi também cursos preparatórios para o Enem e para o exame da OAB, além de outras opções para capacitação profissional.
Busuu
Com conteúdo alinhado ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), norma reconhecida para a criação de lições de idiomas, o Busuu é um aplicativo interativo. Oferece tarefas simples e curtas, que se destacam por focar em situações práticas e cotidianas. Tem uma versão gratuita e outra paga, com recursos adicionais.
Aprenda Mais
O Ministério da Educação tem uma plataforma recheada de cursos online e gratuitos, nas mais variadas áreas do conhecimento. Os cursos de idiomas são separados por módulos de 30 horas, e o aluno sabe o tema de cada um deles antes de se inscrever.
Para participar, os estudantes precisam de equipamento com recursos de áudio e vídeo, mas as aulas transcorrem sem tutoria. O conteúdo é produzido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que emite certificados cinco dias após a inscrição.
BBC Learning English
A rede britânica de comunicação pública BBC possui uma plataforma com conteúdo gratuito para estudantes da língua inglesa. O site reúne aulas de vocabulário, gramática, pronúncia, além de lições focadas em uso profissional ou jornalístico da língua.
Tem uma gama de conteúdos que vão muito além das tarefas tradicionais, que inclui podcast, newsletter, quiz semanal, histórias infantis e muito mais. Uma excelente opção para entrar em contato de modo mais imersivo com a língua.