Mover lança dois programas gratuitos para capacitar lideranças negras
Iniciativas devem beneficiar 60 mil profissionais pretos ou pardos em todo o Brasil. Inscrições são gratuitas e vão até setembro.

O Movimento pela Equidade Racial (Mover), uma coalização de mais de 50 grandes companhias, tem uma meta ousada: capacitar 3 milhões de profissionais negros para cargos de gestão e liderança nos próximos cinco anos. E é com este objetivo que o movimento está lançando dois programas online e gratuitos: o Lideranças do Futuro, realizado em parceria com o Instituto Four, e o Nzinga, feito com a Cia. de Talentos.
As duas iniciativas devem beneficiar 50 mil e 10 mil profissionais, respectivamente. As inscrições para as primeiras turmas vão até setembro.
Veja abaixo as informações sobre cada programa.
Lideranças do futuro
Podem se inscrever pessoas autodeclaradas pretas ou pardas de todo o Brasil que desejem avançar na carreira ou estejam prestes a assumir um cargo de gestão pela primeira vez. As inscrições podem ser feitas neste site até 30 de setembro.
O programa tem quatro módulos: propósito e autorresponsabilidade; gestão de carreira; liderança e alta performance; e gestão de resultados. Os participantes terão acesso a conteúdos em vídeo, entrevistas com líderes, atividades práticas e master classes – aulas ao vivo com convidados especiais, como o ator e escritor Hélio de La Peña e o fundador do Instituto Four, Wellington Vitorino.
Ao fim do programa, os participantes vão receber um certificado de conclusão e passarão a integrar dois bancos de talentos, do Mover e do Instituto Four. “O Brasil precisa de mais líderes negros ocupando espaços de decisão”, afirma Augusto César, diretor de relações institucionais do instituto. “E o Lideranças do Futuro é a nossa resposta a essa urgência.”
Nzinga
Este programa é voltado exclusivamente para pessoas pretas e pardas que estejam perto de assumir cargos de liderança. Com duração de quatro meses, oferece mentorias individuais; workshops sobre temas estratégicos, como comunicação e networking; sessões com executivos de empresas parceiras; e ferramentas de autoconhecimento e apoio ao desenvolvimento profissional.
As inscrições vão de 13 a 15 de setembro e devem ser feitas pelo site da Cia. De Talentos.
“Essa parceria é um espaço seguro e estruturado para que lideranças negras desenvolvam seu potencial e avancem em suas jornadas profissionais”, afirma Danilca Galdini, sócia-diretora da empresa.
Para a diretora-executiva do Mover, Natália Paiva, não há transformação sem lideranças negras. “Investir na formação desses profissionais para ocupar espaços de poder é um passo essencial para construir um país mais justo, diverso e competitivo.”