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Interação com outras pessoas supera modelo tradicional de aprendizagem

Estudo mostra que aprendemos muito mais quando colocamos a mão na massa, mas muitas empresas ainda apostam no modelo tradicional de aprendizagem

Por Rose Souza, CEO da Companhia de Idiomas
18 abr 2022, 14h43
Quatro pessoas estão em frente a um mural de recados. Duas delas conversam entre si e sorriem, as outras duas também
 (Pexels/fauxels/Divulgação)
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O

que é Social Learning, ou Aprendizagem Social? Essa teoria foi criada pelo professor da Universidade Stanford, Albert Bandura, e busca compreender como e o quanto aprendemos através da interação com as pessoas, fora dos modelos tradicionais de aprendizagem (ainda aplicados pela maioria das escolas e empresas) no mundo.

Mas como acontece esse aprendizado? 

Segundo este estudo, nós aprendemos mais ou menos de acordo com o padrão 70:20:10.

  • 70% do que aprendemos acontece nas experiências mão na massa,
  • 20% através de interações com pares, coaches e mentores e
  • 10% nos ambientes tradicionais da escola e nos treinamentos estruturados – nos quais o professor (ou quem professa o saber) ensina, e o aluno (ou quem ouve e anota) aprende.

Conhecimento ou conexão? 

    Segundo o professor e consultor Charles Jennings, “Estamos vivendo em um mundo onde o ACESSO supera o CONHECIMENTO todos os dias. Aqueles que sabem como buscar a informação, como encontrá-la e como fazer conexões, vão se destacar. Aqueles que confiarem no conhecimento estático e habilidades que não se interconectam, vão cometer um erro.”

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    Quais problemas essa abordagem quer resolver?

    • Treinamentos e cursos tradicionais são um investimento alto porque se concentram no ensino síncrono – horas pagas a quem ensina, ao vivo, e horas investidas por quem “aprende”
    • Embora bons programas possam impactar e gerar conhecimento entre os participantes, se esse conhecimento não for aplicado imediatamente, o resultado é um residual mínimo, e consequentemente, poucos ganhos para a empresa no que se refere a aumento de eficácia, produtividade, margens, mudanças graduais ou disruptivas, ou qualquer outro objetivo estabelecido.

    Muitas empresas ainda têm modelos tradicionais em suas áreas de L&D. Como implementar a CULTURA DE APRENDIZAGEM, aos poucos? 

      • Investigar os problemas de engajamento e performance de forma mais ampla, admitindo que podem ser consequência de formatos de treinamento ultrapassados, que não mais motivam os treinandos
      • Integrar o modelo 70:20:10 nas estratégias de treinamento
      • Investir mais em Aprender a Aprender
      • Conhecer a potência da aprendizagem colaborativa em seus diversos formatos
      • Permitir e estimular que o funcionário assuma o controle de sua própria jornada de aprendizado, promovendo um ambiente favorável ao encontro de conhecimento, habilidades, conexões e práticas que promovam o aprendizado

      O que mais é possível fazer, com baixo investimento? 

        • FAQs e Fóruns: os funcionários podem fazer e responder perguntas uns dos outros
        • Wikis: informações que precisam ser disseminadas na empresa podem ser colocadas em um ambiente ‘Wiki” colaborativo, de forma que todos possam criar tópicos, atualizar e consultar em tempo real.
        • Mentorias (reversas, cruzadas ou tradicionais): criar canais de comunicação organizados, para que as pessoas possam compartilhar conhecimentos, ensinando e aprendendo de forma colaborativa
        • Gamificação e prêmios:  é bem importante nutrir a comunidade (senão ela pode morrer antes de se fortalecer), acompanhando progressos individuais e do time, estimular participantes que atualizam conteúdo, que ensinam e/ou que aprendem no ambiente
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        Rose Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da Verbify

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