Oito em cada dez profissionais já pensaram em mudar de carreira
A maioria dos entrevistados de uma pesquisa da plataforma Onlinecurriculo acredita que não há limite de idade para fazer a transição. Veja os dados
rofissionais mais experientes desejam mudar de carreira tanto quanto os jovens, aponta levantamento realizado pela plataforma Onlinecurriculo com 500 pessoas em 2023. Segundo a pesquisa, 82% dos respondentes com mais de 40 anos já pensaram em dar outro rumo à vida profissional — a porcentagem é a mesma entre os jovens de 16 a 24 anos. Para 70% dos entrevistados, não há limite de idade para a mudança acontecer.
Busca por melhores salários e falta de satisfação ou realização são os dois principais motivos para a transição de carreira, segundo 64% e 36% dos entrevistados, respectivamente. Já 30% mudariam para empreender, e 29% fariam a movimentação em busca de mais saúde física e mental.
As maiores preocupações entre quem quer mudar de carreira são desenvolver novas habilidades e encontrar oportunidades na área. O medo de se frustrar com a escolha está em terceiro lugar no ranking de desafios. A opinião dos outros sobre a transição apareceu como motivo que menos preocupa os entrevistados. Veja os detalhes: