Resoluções que transformarão o seu ano – e os próximos
As tradicionais promessas de Ano-Novo podem incluir algumas relacionadas ao trabalho, que, se cumpridas, vão melhorar sua carreira. Confira nossas dicas.
Você já fez suas promessas de Ano-Novo? Se leva a sério as resoluções de mudança de ciclo, que tal incluir uma relacionada ao seu trabalho?
Pode ser uma transição de carreira, caso tenha perdido o brilho nos olhos pelo seu ofício. Você também pode se tornar mais colaborativo nos projetos da companhia, algo que só trará benefícios para a sua imagem diante das lideranças. Pode se afastar daquele grupinho tóxico, que adora falar mal da empresa na hora do cafezinho (e não sabe por que nunca alguém ali é promovido).
Pode também cuidar da saúde mental, evitando o esgotamento de quem trabalha além da conta, preocupa-se além da conta, engole sapos além da conta.
Outra ótima resolução seria inteirar-se sobre as novas tecnologias que avançaram demais desde 2023, especialmente a inteligência artificial generativa. Em algum momento ela vai invadir o seu território, e você terá muito a ganhar se souber como interagir com o recurso de um modo que promova resultados ao negócio.
Ah, mas você está completamente satisfeito com seu trabalho, seu cargo e competências? Então vale prometer que nunca vai parar de aprender. O lifelong learning é essencial para quem quer se manter relevante no mercado. Porque o trabalho está se transformando à velocidade do pensamento, e isso pode mudar num piscar de olhos o seu cargo – ou as competências de que você precisa para ocupá-lo.
Porque o aprendizado – além de abrir diversas portas no mercado de trabalho – torna você mais criativo e jovem aos olhos das empresas, do seu gestor e colegas. Mesmo que sua idade mude com o ano novo.
Era o que dizia uma das mentes mais brilhantes do empreendedorismo, um mestre em criar tecnologias que, ao automatizar processos, tornava mais fácil o trabalho de suas equipes – algo semelhante ao que a IA pode fazer. Falo de Henry Ford, o pai da linha de montagem de automóveis, que disse: “Qualquer um que pare de aprender fica velho, tenha 20 ou 80 anos. Aqueles que se mantêm aprendendo permanecem jovens”.
Que, no próximo Ano-Novo, você tenha a autopercepção de mais juventude entre os motivos para abrir uma garrafa de champanhe. Feliz 2024!