RHadioCast no CONARH: ESG e inclusão de jovens talentos no mercado de trabalho
Alessandro Saade, superintendente do Espro, explica como criar políticas eficientes de diversidade e defende o potencial de estudantes de escolas públicas.

Nesta quinta (4), publicamos o quarto episódio de uma temporada especial do RHadioCast, composta por seis entrevistas realizadas no CONARH, o maior evento de gestão de pessoas na América Latina, em parceria com o Espro, organização sem fins lucrativos que insere jovens no mercado de trabalho.
Neste episódio, entrevistamos Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. O especialista argumentou, por exemplo, que políticas de ESG bem executadas permitem que pessoas diversas entrem nas empresas e tragam novas soluções que, por sua vez, vão garantir a longevidade do negócio.
O executivo também alertou para a necessidade de as empresas aceitarem a falta de experiência dos jovens – em vez de buscarem “aprendizes CEO” –e acreditarem no potencial de estudantes de escolas públicas. Além disso, falou sobre como promover inclusão de maneira eficiente, sem ficar apenas no discurso. “Não existe receita de bolo. Mas isso demanda, por exemplo, entender o quão pronta a empresa está para ter um quadro de funcionários diverso.”
Alessandro também deu dicas para organizações que desejam evoluir na pauta do ESG. “Comece com um projeto pequeno. Antes de abrir vagas afirmativas e organizar grupos de diálogo, por exemplo, a empresa pode oferecer um letramento aos colaboradores.”
Ir aos poucos é fundamental para ter consistência, segundo nosso entrevistado. “Quando você [investe em responsabilidade social] gradualmente, o próximo passo será sempre sustentado pelo passo anterior”, defende o especialista. “Assim, quando você chega lá – ou seja, alcança um ambiente de trabalho bastante diverso –, isso não rui porque está bem sedimentado.”
Confira abaixo no episódio completo, disponível no canal da Você RH no Youtube e no Spotify. E clique aqui para conferir os episódios anteriores do programa. 😉