Avaliação gratuita ajuda empresas a medir se está preparada para a transformação digital
Ferramenta de diagnóstico da Humand apoia companhias para descobrir o nível de maturidade da comunicação interna sobre a indústria 4.0 e o uso da IA.
Dados recentes da McKinsey afirmam que 92% das organizações planejam investir em inteligência artificial nos próximos anos. No entanto, um relatório do MIT (Massachusetts Institute of Technology) revela que 95% das empresas que já o fizeram não obtiveram o retorno esperado.
A corrida pela implementação tecnológica, na visão de Leandro Oliveira, diretor da Humand no Brasil, plataforma voltada à centralização da cultura organizacional, já está acontecendo – porém, sem a construção de uma base cultural e comunicacional sólida para sustentá-la. “Muitos líderes estão correndo para a linha de chegada da IA sem antes terem aprendido a amarrar os sapatos”, compara. “A tecnologia é um acelerador poderoso, mas ela impulsiona o que já existe. Se a sua comunicação é falha e sua cultura é fraca, uma inteligência artificial apenas irá escalar o caos”.
O pilar de conexão entre tecnologia e pessoas
Neste contexto, a empresa global lança no Brasil a Avaliação de Maturidade em Comunicação Interna, uma ferramenta de diagnóstico gratuita que apoia organizações para medir e fortalecer uma das áreas mais estratégicas e fundamentais na era da IA e da indústria 4.0.
Segundo Leandro, o diagnóstico permite que líderes de RH e de comunicação interna identifiquem, em poucos minutos, o estágio de maturidade de suas práticas e recebam um manual com ações para evoluir. “O objetivo é evitar que investimentos em IA se tornem recursos mal utilizados e garantir que a tecnologia seja alavancada por uma equipe engajada, alinhada e culturalmente preparada”.
A avaliação é baseada no framework CCEA, um modelo que analisa a comunicação corporativa sob quatro pilares para a indústria 4.0:
- Clareza: a capacidade de reduzir ruídos, dar sentido à informação e garantir que as mensagens estratégicas sejam compreendidas e absorvidas em todos os níveis da organização.
- Conexão: a habilidade de gerar um senso de pertencimento e coesão, especialmente em equipes distribuídas, remotas ou com grande contingente de trabalhadores de linha de frente (frontline).
- Empoderamento: a criação de canais eficazes para dar voz aos colaboradores, transformando feedbacks em ações concretas e fomentando uma cultura de participação e inovação.
- Agilidade: a competência de alinhar a velocidade da comunicação ao ritmo acelerado dos negócios, garantindo que as equipes possam se adaptar rapidamente a novas diretrizes e mudanças de mercado.
Esse formato de análise, de acordo com o executivo, colabora para mostrar onde a empresa está e qual o caminho para construir uma base de comunicação que não apenas suporte, mas impulsione a transformação digital. “Sem esse estudo prévio, o investimento em tecnologia se torna uma aposta de alto risco com baixo potencial de retorno”, destaca.
A Avaliação de Maturidade em Comunicação Interna e o playbook com recomendações práticas já estão disponíveis gratuitamente no site da companhia.
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