O presente e o futuro da IA generativa no RH
Confira o cenário atual, os desafios de implementação e a expectativa quanto à utilização dessa tecnologia na área de recursos humanos.
Com o interesse crescente em relação à inteligência artificial generativa, os líderes de RH ganharam duas missões: em primeiro lugar, compreender como a GenAI afetará as atividades de recursos humanos e, em segundo, ajudar a organização a entender como ela impactará a força de trabalho. Só que isso não está acontecendo no ritmo necessário.
No ano passado, 52% dos RHs vinham explorando potenciais casos de uso e oportunidades. Esse número caiu 18 pontos percentuais, para 34%, no começo de 2024.
Mas a quantidade de empresas se organizando para essa implantação mostra que o cenário tem tudo para melhorar. Uma pesquisa da Gartner* questionou líderes de RH, em dois momentos (junho de 2023 e janeiro de 2024), sobre até que ponto as empresas estavam se preparando para a inteligência artificial generativa. No ano passado, 19% dos entrevistados estavam conduzindo pilotos, já planejando a implementação – ou já haviam implementado a tecnologia. No começo deste ano, essa porcentagem dobrou: 38%.
Progresso na implementação da IA generativa
Os líderes de RH têm se dedicado mais à tecnologia, mas o número total de envolvimento ainda é pequeno.
Potenciais desafios com a implementação da GenIA
Entrevistados apontaram o que terão de dificuldades para trabalhar com a inteligência artificial generativa:
- Precisão, confiabilidade e transparência: 46%
- Capacidade de mitigar riscos ligados à nova tecnologia: 45%
- Estabelecimento de melhores práticas e diretrizes internas para o uso da IA: 42%
7 usos que vão bombar
Para os ouvidos na entrevista (confira as porcentagens), essas serão as utilizações prioritárias da GenIA:
Como melhorar o cenário
Veja as recomendações da Gartner* para uma implementação de inteligência artificial generativa com qualidade e produtividade.
- Para superar possíveis desafios de implantação da GenAI, como precisão, confiabilidade e transparência, é importante trabalhar muito próximo aos setores jurídico, de compliance e de TI.
- Construa uma estratégia de IA de modo a permitir uma abordagem coordenada dentro do RH, avaliando o valor de funções que realmente se beneficiem da inteligência artificial.
- Analise quais casos de uso de RH ainda não existem, mas devem fortalecer a empresa com a ajuda da IA.
- Lembre-se: implantar inteligência artificial nunca deve ter como objetivo reduzir o número de funcionários da área de recursos humanos. Em vez disso, o RH deve preparar sua equipe para extrair o melhor que a IA pode proporcionar.
*Todas as informações desta matéria são propriedade da Gartner, empresa de benchmarking global de capital humano.
Este texto faz parte da edição 93 (agosto/setembro) da Você RH. Clique aqui para conferir outros conteúdos da revista impressa.