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12 habilidades da liderança mais valorizadas nas empresas, segundo estudo

Levantamento do site de empregos Indeed identifica as competências e os comportamentos mais desejados para gestores. Veja quais são

Por Redação
14 fev 2023, 08h52
Três executivos conversam em uma sala de reuniões enquanto um homem e uma mulher conversam na porta da sala
 (Yan Krukau/Pexels/Divulgação)
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I

ncentivar e apoiar os funcionários no crescimento pessoal e no desenvolvimento de carreira é a principal competência desejada para a liderança, segundo levantamento do site de empregos Indeed com 504 tomadores de decisão em empresas brasileiras. A pesquisa, realizada de forma online em novembro de 2022, identificou quais habilidades e comportamentos os executivos buscam na hora de contratar gestores.

Em segundo lugar no ranking está a capacidade de demonstrar interesse genuíno pelo bem-estar da equipe, seguida pelo compromisso em promover ativamente, não só no discurso, um ambiente de trabalho diverso e inclusivo.

Os achados do mapeamento vão ao encontro de outra pesquisa do Indeed, feita em agosto de 2022, que ouviu 840 profissionais para saber suas prioridades e preferências no mercado corporativo. De acordo com os dados, 55% deixariam o emprego atual se o ambiente fosse tóxico e 50% pediriam demissão caso se sentissem desvalorizados.

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Quando questionados sobre o que esperam de um líder, 52% afirmaram valorizar gestores que incentivam e apoiam o crescimento pessoal e o desenvolvimento de carreira, e 38% indicaram que gostariam que os líderes demonstrassem interesse ou preocupação com seu bem-estar.

As 12 competências de um líder

70% Incentivar e apoiar os funcionários no crescimento pessoal e no desenvolvimento de carreira
61% Manifestar interesse e preocupação com o bem-estar dos funcionários
53% Apoiar e promover ativamente um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo
49% Saber se comunicar, ouvir e compartilhar informações
47% Possuir fortes habilidades de coaching e transmitir conhecimento
38% Ter equilíbrio entre vida profissional e pessoal e respeitar a mesma harmonia na rotina dos funcionários
35% Ser capaz de ensinar colegas e funcionários
34% Definir critérios de desempenho transparentes e avaliar de forma objetiva
30% Ser especialista na área que gerencia
27% Ser assertivo nas atribuições de trabalho
24% Oferecer reconhecimento oportuno e regular
16% Oferecer feedback regularmente
Fonte: Indeed

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