Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Líderes dizem que metade das reuniões é inútil

Gestores passam 25 horas por semana em encontros online ou presenciais e consideram que 46% das conversas poderiam ter sido um e-mail

Por Redação
Atualizado em 29 mar 2023, 18h40 - Publicado em 16 mar 2023, 06h56
Profissionais estão reunidos ao redor de uma mesa de escritório
 (Annie Spratt/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade
S

e os funcionários estão cansados de tantas reuniões, imagine os gestores. Um levantamento com mais de 10 mil profissionais administrativos realizado pelo consórcio de pesquisas Future Forum indica que a liderança passa, em média, 25 horas por semana em encontros presenciais ou online — 46% deles inúteis, na visão dos entrevistados. Já os liderados gastam 10,6 horas por semana. A pergunta é: por que as pessoas continuam perdendo tempo?

Para os gestores, a principal razão é a expectativa de que a conversa será produtiva, o que acaba não acontecendo. Em segundo lugar vem o receio de perder algo importante e a necessidade de mostrar ao chefe que estão trabalhando (e comprometidos com o emprego). Entre os liderados, o motivo número um de bater ponto em reuniões inúteis é bem menos complexo: eles não têm escolha.

Esse excesso vem sendo assunto corrente entre gestores e profissionais de RH, porque compromete a produtividade e causa prejuízos financeiros. Uma pesquisa da plataforma de colaboração online Otter.ai concluiu que as perdas chegam a 100 milhões de dólares ao ano em grandes companhias.

Na empresa canadense de comércio eletrônico Shopify, é proibido fazer reuniões às quartas-feiras. Em janeiro, a companhia passou a pedir que os funcionários eliminassem da agenda as reuniões recorrentes com mais de duas pessoas e restringissem as que concentram mais de 50 participantes. O CEO, Tobi Lutke, também incentiva que os profissionais se retirem de grandes grupos de bate-papo internos (leia mais aqui).

Continua após a publicidade

O levantamento da Otter.ai também mostrou que, apesar dos problemas, 78% dos gestores nunca falam sobre a importância de dizer “não” a convites para encontros desnecessários. E 71% dos funcionários teriam condições de recusar a participação em eventos que não precisam da presença deles caso a ata da conversa fosse compartilhada com todos, e não apenas com quem esteve reunido.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.