A integração dos novos na Diageo passou de 2 dias a 2 meses
Logo ao entrar, o recém-contratado já toma conhecimento dos planos de desenvolvimento individual da empresa
São Paulo (SP) – A Diageo, multinacional de origem inglesa presente em mais de 180 países e dona das marcas Johnnie Walker e Smirnoff, é uma daquelas organizações que têm muita história para contar do último ano para cá. Em 2011, com a entrada do novo presidente, Otto von Sothen, a política de gestão de pessoas ganhou peso e relevância.
Entre as mexidas, a estrutura de comunicação foi a mais afetada. Adepto da informalidade nas relações, o presidente se aproximou dos funcionários não só fisicamente, mas por meio de novos canais de comunicação. Um novo blog permite que os profissionais fiquem por dentro de notícias diárias e fornece um banco de informações completo sobre as marcas da empresa e suas políticas.
E pelo Diageo Connection, Otto transmite a todos, por e-mail áudio, informações estratégicas e de interesse geral. Quem está entrando na companhia também passa por um mergulho profundo nas políticas e práticas corporativas. Reformulado no ano passado, o programa de integração da Diageo, chamado On-boarding, aumentou sua duração de dois dias para dois meses.
O recém-contratado faz treinamentos específicos e toma conhecimento dos planos de desenvolvimento individual, além de visitar parceiros e ir a campo para conhecer de perto como funciona o negócio. A preocupação em disseminar correta e precisamente a estratégia da companhia e os rumos do negócio não é à toa. A fabricante de uma das mais famosas marcas de uísque do mundo comprou recentemente a empresa brasileira dona da cachaça premium Ypióca.
A aquisição faz parte do plano de fortalecer a presença da Diageo no mercado brasileiro, especialmente no Nordeste. E o time está animado com as possibilidades de crescer junto. Com um quadro ainda enxuto, é bem possível que a Diageo, além de incorporar os 700 funcionários da Ypióca e catequizá-los de acordo com seus valores, mexa no organograma e até contrate mais profissionais. A previsão da área de RH é recrutar entre 50 e 70 pessoas até o fim do ano.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
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Os programas de cidadania empresarial, como o Glass Is Good, que, em parceria com restaurantes, foi responsável pela reciclagem de 1.200 toneladas de vidro. | Apesar de satisfeitos com os benefícios, os funcionários acreditam que recebem na média e, em muitos casos, abaixo do mercado. |