Balanço do Infojobs: mercado se recuperou, e expectativas para 2025 são otimistas
Na plataforma de empregos, a quantidade de anúncios cresceu no segundo semestre, e as vagas aumentaram em 336% só em novembro.

O mercado de trabalho se recuperou em 2024, principalmente no segundo semestre, com um aumento significativo na oferta de vagas. Os principais responsáveis pela retomada foram os setores de logística e vendas, além das regiões Sul e Sudeste do país.
É o que mostra o balanço anual do InfoJobs, uma das maiores plataformas de vagas de emprego no Brasil.
Segundo a empresa, o volume de anúncios foi 15% menor no início de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. Mas o segundo semestre trouxe um cenário mais otimista. A quantidade de anúncios ativos cresceu, e os picos de aumento aconteceram em outubro (39%) e novembro (94%).
O aumento no número de vagas foi ainda maior, porque a quantidade média de oportunidades por anúncio dobrou, saltando de 6 para 12. Novembro registrou um aumento de 336% nas vagas ativas em relação ao ano anterior, seguido de outubro (147%) e dezembro (126%).
“Foi um ano de transformação para o mercado de trabalho”, avalia Ana Paula Prado, CEO do Infojobs. “Setores como logística e vendas foram fundamentais para impulsionar as oportunidades, e os trabalhadores operacionais representaram mais da metade das vagas abertas.”
Vagas por região e modelo de contrato
Os estados do Sul e Sudeste seguiram líderes na geração de vagas. São Paulo apresentou o maior crescimento absoluto no número de anúncios (50 mil, sendo 41 mil somente no segundo semestre). Logo atrás, vieram Minas Gerais e Santa Catarina, com um aumento de 7 mil anúncios em cada estado.
Paraíba e Espírito Santo são novas áreas promissoras: eles se destacaram pelo crescimento percentual de 24% e 23%, respectivamente.
As vagas efetivas (CLT) continuaram dominando o mercado em 2024, representando 51% do total de oportunidades no Infojobs. Enquanto isso, os contratos temporários tiveram um aumento expressivo de 182%, reforçando a busca das empresas por flexibilidade.
E 2025?
As perspectivas para o mercado de trabalho em 2025 são otimistas, ao menos para os especialistas do Infojobs. “A análise dos dados reforça que o mercado está em evolução”, avalia Ana Paula. “Mais do que nunca, os candidatos têm a chance de encontrar um emprego – alguns, até de escolher a oportunidade que mais se encaixa com seu perfil.”
Ou seja: “é o momento ideal para se planejar, aprimorar habilidades e aproveitar as oportunidades de recolocação.”