Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Exército recruta homens e mulheres para 1.100 vagas

Há vagas para formação de sargentos do Exército na área de engenharia, música, saúde, comunicação, entre outras

Por Camila Pati Atualizado em 5 dez 2020, 20h55 - Publicado em 4 mar 2020, 14h15

São Paulo – Estão abertas até 18 de março, pelo site do Exército, as inscrições para o concurso da Escola de Sargentos de Armas (ESA), que oferece 1.100 vagas.

Os selecionados vão fazer os dois primeiros anos de curso de formação nas cidades de Alegrete (RS); Blumenau (SC); Campo Grande (MS); Fortaleza (CE); Itajubá (MG); Jataí (GO); Juiz de Fora (MG); Jundiaí (SP); Natal (RN); Pirassununga (SP); Pouso Alegre (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taubaté (SP); Três Corações (MG).

São 900 oportunidades para homens e 100 para mulheres na área geral que inclui infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicação, material bélico – manutenção de viatura Auto, material bélico – manutenção de armamento, material bélico – mecânico operador, material bélico –manutenção de viatura blindada, manutenção de comunicações, topografia, intendência, aviação-manutenção.

Para músicos, são 45 vagas distribuídas para que toca: clarineta em MIB/clarineta em SIB, flauta em dó/flautim em dó, saxhorne barítono em SIB/saxhorne baixo em SIB, saxofone em MIB/saxofone em SIB, tímpanos, bombo, pratos, tarol e caixa surda, trombone tenor em SIB (de vara), trombone baixo em SIB (de vara), trompa em fá, trompete em MIB/SIB – cornetim em SIB/flueglhorne em SIB, tuba em MIB/tuba em SIB.

Para área de saúde são 55 vagas. Em todas as áreas há cota para negros, segundo o edital.

  • Relacionadas
  • Requisitos para o concurso do Exército

    Formação no ensino médio é um requisito para todas as vagas. O concurso do Exército para área geral é voltado para jovens entre 17 e 24 anos. Para área de saúde e de música a idade máxima é de 26 anos, até o término da matrícula.

    Continua após a publicidade

    Também é preciso ter no mínimo 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares.

    O curso de admissão para matrícula terá duas fases:

    Na primeira fase estão previstos: exame intelectual, valoração de títulos, Exame de Habilitação Musical, para os candidatos, da área Músico, aprovados no Exame intelectual e classificados dentro das vagas destinadas aos naipes, bem como aos incluídos na majoração que forem convocados pela ESA para continuarem no Curso de admissão; inspeção de sáude, Exame de Aptidão Física Preliminar.

    Na segunda fase estão previstos: revisão médica, Exame de Aptidão Física Definitivo (EAFD), comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos e comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição e optaram concorrer pelo sistema de reservas de vagas, de caráter eliminatório.

    Interessado em concursos públicos?

    Correr, pular, nadar, fazer barra. Veja se você consegue fazer o mínimo para não ser eliminado logo de cara num concurso da Polícia Federal:

    Você passaria no difícil teste físico da Polícia Federal? São 4 provas

    Continua após a publicidade
    Publicidade