Primeiro episódio do RHadioCast VOCÊ RH derruba mitos da qualidade de vida
Edwiges Parra, psicóloga e professora de educação executiva da FGV, afirma que as pessoas querem trabalhar menos e ganhar mais. Essa conta fecha?
número de profissionais que não abrem mão de qualidade de vida por causa do trabalho está aumentando. Tem gente que recusa cargo e salário maiores se isso significar comprometimento da vida pessoal e da saúde. Mas essa conta fecha?
Para entender melhor essa história, batemos um papo com a Edwiges Parra, psicóloga organizacional e professora de educação executiva da FGV, na estreia do RHadioCast, o videocast da VOCÊ RH. A especialista falou sobre os mitos da qualidade de vida.
“Claro que eu quero preservar a qualidade da minha vida, mas eu não posso fugir das responsabilidades. Então, se eu quero prosperar, se quero ganhar mais, a responsabilidade vem junto com esse desafio”, afirma Edwiges. “Eu não posso querer não fazer, ter uma condição fácil, mas receber alto versus essa condição fácil. Senão, em vez de a gente amadurecer, a gente está ficando imaturo.”
Para ela, profissionais de todas as gerações têm enfrentado dificuldade em sustentar as próprias escolhas. “Hoje, a grande temática que a gente tem é como fazer as pessoas terem capacidade de vivenciar seus problemas, vivenciar as dificuldades”, diz. “Autossustentar-se é algo que exige uma força de trabalho muito grande. Então, quando você fala assim: ‘Ah, eu não quero trabalhar muito’. Tá, mas como é que você vai se sustentar? Aí a pessoa responde: ‘Eu não preciso de muito’. Ok, então, vá vivenciar essa decisão, vivencie ela.”
Quer acompanhar esse papo? Veja o episódio completo no YouTube da @revistaVOCERH.
O RHadioCast VOCÊ RH traz os temas mais quentes e relevantes sobre o mundo do trabalho. A cada quinzena, sempre às segundas-feiras, no YouTube — e, em breve, no Spotify e em outras plataformas. Não perca!
YouTube: @revistaVOCERH
Spotify: RHadioCast VOCÊ RH
AmazonMusic: RHadioCast VOCÊ RH