Como a Kenvue alinhou colaboradores novos com os herdados da Johnson & Johnson
Empresa nasceu em maio e já conta com 2,4 mil funcionários. Segundo Gisele Jakociuk, diretora de recursos humanos, focar na cultura organizacional é o segredo para o sucesso.
Pense num bebê enorme. Criada a partir da decisão da Johnson & Johnson de separar sua unidade de consumo, a Kenvue mal chegou ao mercado (em maio deste ano) e já conta com mais de 2,4 mil funcionários e um faturamento em torno de US$ 15 bilhões. Para se ter uma ideia dessa dimensão, a empresa ocupa um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados em São José dos Campos (São Paulo).
Nada mau para uma recém-nascida. Mas esse tamanho também traz complicações: se, por um lado, garante holofote e credibilidade logo de cara, também traz enormes desafios para estabelecer os processos de RH – como fazem os negócios mais novos, só que, neste caso, para uma estrutura mastodôntica.
Para lidar com a gestão de tanta gente em tão pouco tempo, o primeiro passo da companhia foi focar na cultura organizacional, definindo missão e valores. Isso porque era preciso garantir que os profissionais vindos da Johnson estivessem alinhados com a visão da nova empresa e, ao mesmo tempo, assegurar que as contratações fossem certeiras. Tudo para que a companhia operasse de forma eficaz desde o início. É o que afirma Gisele Jakociuk, diretora de recursos humanos no Brasil da Kenvue.
“Esse movimento permitiu começar com uma equipe experiente e, ao mesmo tempo, graças aos novos colaboradores, impulsionar a agilidade, a inovação e o atendimento ao cliente”, diz. De acordo com a executiva, a gestão de talentos foi um desafio crítico. “Trabalhamos na identificação das competências essenciais para o sucesso da empresa e garantir uma equipe bem capacitada.” Essa ação teve de ser realizada em paralelo com a definição de cargos e funções, remunerações e benefícios. Tudo ao mesmo tempo.
Propósito da nova empresa fluiu pela comunicação interna
Além de treinamentos sobre a cultura da companhia, Jakociuk ressalta que foi preciso implementar uma estratégia de engajamento interno e comunicação para dar vida aos valores e propósito da Kenvue. E também para manter todos os funcionários informados sobre as mudanças, a visão da empresa e os objetivos de curto, médio e longo prazos. “Nossa cultura é trabalhada diariamente nos canais internos de comunicação e nas ações integradas. O objetivo é reforçar a ideia de time único, conectando todas as áreas”, explica.
Entre as atividades para que essa conexão saísse do papel, há encontros e eventos para falar de resultados, propósito, valores e comportamentos; cafés com a liderança para aproximar os times da alta gestão (e dar oportunidade para que todos possam fazer perguntas, sejam pessoais ou relacionadas ao negócio), além de abrir espaço para sugestões de melhorias e novas ideias.
A Kenvue também adotou tecnologias específicas de recursos humanos para gerenciar todas as informações referentes aos funcionários, os processos de avaliação para fornecer feedback contínuo e apoiar o crescimento profissional. Com o objetivo de manter o time dedicado ao cumprimento das leis trabalhistas e regulamentações, criou uma área de compliance.
Um último ponto importante desse alinhamento do negócio, destaca a diretora de RH, foi a implementação de estratégias de diversidade e inclusão, de modo a promover um ambiente de trabalho acolhedor a todos. Afinal, nada como se sentir confortável rapidamente numa casa nova. E grande.