Empresa cria gincana para combater sedentarismo entre funcionários
Trabalhadores da CCEE participam do Vida Ativa, que visa promover uma vida mais saudável através da mudança de hábitos
Depois de constatar que mais da metade de seus 400 funcionários estava sedentária e com sobrepeso, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) decidiu criar o programa Vida Ativa. A iniciativa, que acontece desde setembro e vai até novembro, é uma gincana para engajar os colaboradores na adoção de hábitos mais saudáveis.
A adesão foi grande: 255 funcionários toparam o desafio. Os participantes foram reunidos em equipes de até 10 pessoas, e cada um deles passou a fazer um registro diário de sua nova rotina, com fotos e vídeos que mostram a prática de 30 minutos de exercícios e a adoção de uma alimentação mais saudável. Esse conteúdo é compartilhado com uma comissão técnica formada por especialistas em saúde, que contabilizam uma pontuação diária para cada integrante.
Na última etapa do programa, os três grupos com mais pontos serão premiados. A iniciativa conta ainda com palestras e dinâmicas que também somam no placar.
Qualquer hábito saudável já vale ponto: fotos do café da manhã com frutas ou do almoço repleto de verduras e legumes, registros da caminhada com o cachorro e até mesmo do sobe e desce nas escadas do prédio. “A ideia não é necessariamente perder peso, caso alguém tenha esse intuito, mas sim ajudar as pessoas a criar uma rotina e a sair do sedentarismo”, afirma Tiago Hayashida, gerente executivo de gestão de pessoas da CCEE.
Na maratona, é possível ganhar até 300 pontos por dia, e há uma pontuação extra caso o funcionário realize atividades com um amigo ou alguém da família. A primeira edição será encerrada na Semana da Saúde, que ocorre de 16 a 19 de novembro.
Cada membro do grupo vencedor vai ganhar vales de R$ 300 para a compra de produtos. Os que ficarem na segunda colocação receberão um relógio smartwatch, e os do terceiro lugar levarão vales de R$ 50.