Inteligência artificial para monitorar a saúde no escritório
Com a ferramenta, os profissionais registram seu estado físico e psicológico, e a IA fornece insights preditivos à empresa.
Eis mais uma aplicação interessante para a inteligência artificial: monitorar a saúde no escritório. A Luft Healthcare apostou em uma plataforma com esse objetivo quando a pandemia se instalou no Brasil. O investimento deu tão certo que o app continua de pé – com a participação de 90% dos funcionários.
Nele, os profissionais podem registrar seu estado físico e mental, incluindo informações sobre humor, alimentação e prática de exercícios. Podem solicitar atendimento médico e consultar psicólogos, nutricionistas e afins. A IA monitora esses dados e, então, fornece insights preditivos à empresa de logística.
Angélica Nogueira, diretora de serviços da Luft Healthcare, afirma que, dessa forma, a empresa consegue prever quando a saúde de funcionários ou equipes está em risco. “Assim, o RH planeja ações e programas mais alinhados às necessidades dos colaboradores.”
Considerando as informações da plataforma, a empresa aumentou as opções de salada em seus refeitórios, por exemplo, e expandiu o uso do equipamento de proteção individual (EPI) para além do que é exigido legalmente.
Resultado: a incidência de quadros de estresse na empresa diminuiu 38%, e de ansiedade, 27%. De depressão, 25%. “A plataforma se tornou uma ferramenta essencial na promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo”, afirma Angélica.
Confira os 7 modelos de liderança mais promissores até 2030
A geração prateada está no auge da mente
Modelo SPIRE aborda bem-estar emocional, físico, relacional e intelectual
Como a marca pessoal do colaborador impacta na construção da cultura da empresa
Apenas 16% dos líderes já criaram ou configuraram um agente de IA







