RHadioCast: educação corporativa com inteligência artificial na Leroy Merlin
Claudia Zem, diretora da companhia, e Guilherme Luz, CEO da startup Galena, falam sobre a plataforma de capacitação que oferecem aos colaboradores da varejista.

Nesta terça (5), publicamos mais um episódio do RHadioCast, o programa quinzenal da Você RH sobre as melhores práticas de gestão de pessoas. Dessa vez, recebemos dois convidados no estúdio: Claudia Zem, diretora da Universidade Corporativa Leroy Merlin, e Guilherme Luz, fundador e CEO da Galena, startup especializada em desenvolvimento de carreiras.
As duas empresas têm uma parceria para oferecer uma plataforma digital aos colaboradores da varejista com diversos cursos e treinamentos. O diferencial da iniciativa está no fato de que, respondendo um questionário na plataforma sobre seus objetivos profissionais e suas preferências de aprendizagem, o funcionário recebe orientações personalizadas, geradas por inteligência artificial, sobre quais opções são as mais indicadas para o seu caso.
Já num primeiro momento de aplicação, a plataforma teve 65% de engajamento entre os colaboradores da Leroy Merlin. A longo prazo, esse investimento em educação reduziu o turnover em 8%. No novo episódio do RhadioCast, Claudia e Guilherme falam sobre os segredos para o sucesso da iniciativa. Confira abaixo:
Durante o episódio, Guilherme argumentou que a inteligência artificial é uma ferramenta eficaz para montar trilhas de aprendizado personalizadas – muitas vezes, mais eficaz do que as próprias lideranças. “Nem sempre o gestor sabe qual é o melhor curso [para seu funcionário], tanto por falta de repertório quanto por falta de conhecimento [sobre o profissional].”
O executivo defende que, além de solucionar esse aspecto, “a IA ainda mantém atualizado o plano de habilidades [a se desenvolver] e nos ajuda a dar conta do que está acontecendo no mundo [em termos de qualificações necessárias]”.
Claudia, por sua vez, argumentou que dar autonomia para os profissionais desenharem o próprio plano de desenvolvimento é fundamental para obter o engajamento necessário. “Eu acho importante tratar adulto como adulto e tirar do RH esse papel de controle. Se você ajuda os colaboradores a realizarem seus sonhos [profissionais], eles vão trabalhar muito mais felizes.”
Guilherme concorda com a diretora da Leroy Merlin: “O custo de deixar as pessoas livres [para escolherem as próprias capacitações] é muito pequeno diante do benefício do engajamento”. O especialista afirma que, em 95% dos casos, os colaboradores escolhem fazer cursos para adquirir justamente as habilidades que as empresas gostariam que eles desenvolvessem.
A relevância da educação corporativa já está muito clara na varejista, segundo Claudia. “Antigamente, o RH precisava se convidar para participar de algumas reuniões estratégicas. Hoje, nós somos convidados, porque [há um entendimento de que] treinamento e desenvolvimento é o que vai continuar a expansão da empresa.”
Confira o episódio completo, disponível no canal da Você RH no YouTube – e clique aqui para ver os episódios anteriores.