RHadioCast: recrutamento e retenção de profissionais no modelo PJ
Gustavo Loureiro, CEO da consultoria HUG, fala sobre as particularidades da contratação de autônomos – e indica boas práticas para lidar com esse público.

Nesta quinta (25), publicamos mais um episódio do RHadioCast, o programa quinzenal de entrevistas da Você RH sobre as melhores práticas de gestão de pessoas. Desta vez, recebemos no estúdio Gustavo Loureiro, fundador e CEO da HUG, consultoria especializada no recrutamento de profissionais que trabalham no modelo de contratação PJ.
O especialista falou sobre as particularidades de trabalhar com autônomos na área de comunicação e sobre a falta de preparação da maioria dos profissionais para a vida de PJ. “Ninguém ensina a gente a ser frila, profissional autônomo ou empreendedor na faculdade, mas o mercado cobra isso”, afirma Gustavo. “Então, a gente [o time da HUG] começa pelo básico, ajuda o profissional a emitir uma nota fiscal e a precificar seu trabalho, por exemplo.”
Nosso entrevistado defendeu a importância de as empresas oferecerem uma remuneração aos autônomos que esteja alinhada às médias salariais do mercado; de preparar bons pacotes de benefícios mesmo para PJs; e de adotar uma comunicação transparente na divulgação de vagas e nas etapas posteriores da jornada do colaborador.
“Profissionais de comunicação, com quem trabalhamos, tendem a ser muito ansiosos e inseguros, porque o mercado está muito fragmentado”, explica o especialista. “Então, a transparência é o elemento número 1 dessas relações. Quando você tem diálogo e transparência na relação com esse profissional, é muito mais fácil ele respeitar você [a empresa contratante] e se engajar.”
Gustavo também argumentou que o modelo de contratação PJ ainda é frágil, e que ele ainda vê relações de trabalho muito precarizadas. Daí a necessidade de iniciativas como a dele existirem, visando a valorização dos autônomos, enquanto o Estado debate os limites e as implicações legais desse modelo de contratação.
Confira abaixo no episódio completo, disponível no Spotify e no canal do YouTube da Você RH. E clique aqui para conhecer as entrevistas anteriores do programa.