Dia dos Professores: programa de bem-estar é lançado aos docentes do Paraná
Plataforma Fortalece Educação busca reduzir o número de afastamentos dos profissionais da rede pública do estado por problemas de saúde mental.
Em 2024, mais de 8,8 mil professores da rede estadual do Paraná foram afastados das salas de aula por questões ligadas à saúde mental. O dado corresponde a cerca de 13% do total de docentes, segundo a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) e o portal Consulta Escolas. Para reduzir este número, Marcos Rinaldi, fundador da plataforma Fortalece, que ajuda pessoas a cuidarem de si mesmas, criou uma versão específica para professores: Fortalece Educação.
De acordo com o paranaense, a iniciativa tem como meta democratizar o acesso deles a práticas de saúde física e mental, ampliando políticas de bem-estar dentro das escolas. “Cuidar dos educadores é também cuidar do futuro do país”, comenta ele. “Cada município que aderir ao Fortalece Educação estará fortalecendo a saúde de seus profissionais e criando um ambiente mais positivo para toda a comunidade escolar”.
Filho de uma zeladora de escola aposentada e casado com uma professora, Marcos acompanhou de perto os desafios enfrentados por esses trabalhadores. “Percebi que não existe transformação na educação sem cuidar da saúde e do bem-estar dos educadores”. Para isso, a plataforma disponibiliza conteúdos diários com práticas de respiração, alongamento e motivação, além de ferramentas de registro de atividades físicas, acompanhamento de indicadores de saúde, programas de recompensas e gamificação para incentivar hábitos saudáveis no ambiente escolar.
Como participar
Para que os professores do Paraná tenham acesso à versão gratuita, é preciso que um termo de cooperação técnica seja assinado, permitindo que redes municipais testem e implementem a solução sem custos. Já as prefeituras interessadas em aderir podem entrar em contato pelo site oficial ou pelas redes sociais da startup para iniciar o processo de cooperação técnica. Ainda há vagas disponíveis, e a expectativa é alcançar dezenas de redes municipais até o final do ano.
O perfil do gestor mudou e as entrevistas de emprego para líderes executivos também
É errando que se aprende. Mas como adotar essa postura?
Como reverter a crise da falta de engajamento
Vacinação corporativa: base para a saúde organizacional
Brasil é o país da América Latina com a maior redução de estresse no trabalho

