Lugares incríveis: como é e o que tem no escritório da Cacau Show
Um tobogã liga o escritório à loja interna da Cacau Show; e uma padaria que serve pães e bolos fresquinhos.

Em 2018, a Cacau Show completava 30 anos. Para comemorar o marco com os cerca de 1 600 funcionários, a fabricante de chocolates reformou sua sede administrativa, localizada no mesmo complexo da fábrica, em Itapevi (SP). Na época, foram investidos 130 milhões de reais na nova arquitetura, desenhada para integrar as áreas.
Dois anos depois, o escritório ainda enche os olhos — e não podia ser diferente. Do lado de fora, o maior mural em spray do mundo (de acordo com o livro dos recordes), assinado pelo grafiteiro Kobra, recebe quem chega. Por dentro, num espaço de quase 6 000 metros quadrados, há auditório; tobogã ligando o escritório à loja interna da Cacau Show; e uma padaria que serve pães e bolos fresquinhos.
O pessoal ainda pode pegar bicicletas para percorrer o complexo, que, no total, tem aproximadamente 109 000 metros quadrados. Além disso, os funcionários se reúnem numa arquibancada interna para fazer reuniões e confraternizar: durante a Copa do Mundo feminina, a escola de samba Rosas de Ouro foi animar a galera. A decoração é inspirada no chocolate e reutiliza materiais fundamentais para a fabricação do produto, como as sacas de cacau.
A ideia de revolucionar o escritório surgiu depois que Alexandre Costa, o fundador da marca, visitou companhias do Vale do Silício e percebeu que ambientes desse tipo influenciam a colaboração e melhoram os resultados. “Este espaço estimula as pessoas a chamar outras para debater e compartilhar ideias. A proposta é promover a interação entre os funcionários e engajá-los com os valores da empresa”, diz Gerson Cosme Santos, gerente de RH da Cacau Show.
*Matéria publicada na edição 65 da revista VOCÊ RH, de dezembro de 2019