Os desafios enfrentados por profissionais seniores são grandes – um estudo realizado em 2018 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostrou que 10% dos profissionais homens de 50 a 59 anos fazem parte do grupo batizado de “nem-nem”: trabalhadores que nem estavam empregados ou aposentados no momento. Isso, segundo o próprio relatório, “sinaliza uma dificuldade do mercado de trabalho de absorvê-los”.
Foi pensando nesses desafios de recolocação profissional, principalmente, em setores de tecnologia, que o Labora, HRTech especializada em diversidade etária, e a multinacional Oracle se uniram para lançar a iniciativa Seniores Digitais – um projeto que busca capacitar de forma digital profissionais com mais de 50 anos que se interessem em uma segunda carreira na área de tecnologia.
“É uma projeção a gente associar inovação e criatividade apenas com jovens meninos. Essa projeção constrói limites na inclusão das diversidades, além de limitar também resultados para empresas e sociedade” aponta Sérgio Serapião, presidente do Labora.
Para participar, os interessados devem primeiro concluir o curso gratuito oferecido pelo Labora chamado “Bem vind@ à sua 2a carreira” e, a partir disso, haverá uma seleção entre os candidatos. Além dos indicadores de idade, o projeto também se propõe a ser inclusivo garantindo participação de candidatos com representatividade de gênero, raça, orientação sexual e região.
São 500 vagas e os aprovados participam de aulas ministradas por Labora e pela Oracle (por meio do programa de desenvolvimento ONE , ou Oracle Next Education). Entre os temas estão lógica de programação, linguagem Java, front end, empreendedorismo, criatividade e inteligência emocional.
O curso é gratuito, dura 6 meses e tem certificação. O período de pré-inscrição vai até o dia 20 de setembro. Veja mais informações na página do projeto.